casa modular que gera energia
Foto: Milos Martinovic
- Publicidade -

A empreendedora Sasha Jokic está há mais de 14 anos no ramo da construção, sempre procurando unir design e inovação. Foi com este propósito que a arquiteta fundou a startup americana Cosmic, de onde veio o projeto de uma casa modular que gera mais energia do que consome.

Desenvolvida para ser uma unidade habitacional acessória, que fica em um terreno onde existe uma casa maior ou outras edificações, a mini casa tem um projeto especial de construção e gera muito mais eletricidade do que precisa.

casa modular que gera energia
Foto: Milos Martinovic

Jokic e sua equipe da Cosmic criaram um sistema de construção eficiente e uma casa totalmente elétrica, que dispensa o uso de gás ou qualquer combustível fóssil em qualquer sistema ou equipamento. O fogão, sistema de ar condicionado e aquecimento de água são elétricos e abastecidos com energia solar.

- Publicidade -

A energia solar é gerada em painéis fotovoltaicos instalados no teto e armazenada em um conjunto de baterias que fica sob o piso. O excedente pode ser direcionado pra a recarga de veículos elétricos, para outras construções próximas ou ser redirecionado para a rede.

casa modular que gera energia
Imagem: Cosmic Buildings

Os painéis solares podem gerar cerca de 20.000kWh, considerando-se o clima da Califórnia. Segundo os fabricantes, isso é muito mais do que a mini casa consome.

“Desenvolvemos uma plataforma doméstica única e auto-alimentada que nos permite construir casas neutras em carbono, saudáveis ​​e incrivelmente eficientes em alta velocidade e baixo custo”, disse a arquiteta.

casa modular que gera energia
Foto: Milos Martinovic

Além de gerar a própria energia, a casa inclui um projeto de eficiência energética e recursos como janelas e portas herméticas que garantem um bom isolamento térmico. Outros recursos incluem LEDs de alta eficiência, um termostato inteligente e um aplicativo de acompanhamento para monitorar o uso de eletricidade.

Apesar de ter sido originalmente projetada como unidade habitacional, o estúdio pode servir como sala de jogos, escritório, espaço para reuniões de trabalho ou familiares e qualquer outra função desejada.

casa modular que gera energia
Fotos: Milos Martinovic

Construção rápida e sustentável

Segundo a Cosmic, as casas modulares são construídas com um processo simplificado, mais rápido, mais econômico e com menos desperdício do que os métodos típicos. A primeira unidade modelo, que ganhou o nome de Cosmic Studio, já está pronta e tem um andar com cerca de 33 metros quadrados. A residência compacta possui um banheiro e uma área integrada para dormir, viver, jantar e cozinhar.

A Cosmic usa construções modulares que tem partes produzidas em uma fábrica e ouras construídas no próprio local. A estrutura principal, chamada de quadro ou chassi é fabricada com componentes padronizados.

casa modular que gera energia
Foto: Milos Martinovic

Os módulos vêm em diferentes tamanhos, com variações de 1,7 a 4,1 metros quadrados), e são combinados para formar edifícios de tamanho diferentes. A mini casa modelo, por exemplo, usou  14 módulos padrão no seu chassi.

“O chassi é excepcionalmente forte para maior desempenho estrutural e altamente adaptável para acomodar uma ampla variedade de layouts domésticos”, disse Jokic. O chassi é feito de metal e madeira. As vigas, juntas e decks são fabricados com chapas finas de metal e tubos, enquanto outros elementos estruturais são feitos de madeira de origem sustentável. O telhado é de metal.

casa modular gera energia
Com os componentes do módulo, é possível construir casa maiores, como a Cosmic One. Imagem: Cosmic Buldings

Os componentes do módulo são construídos em uma fábrica, colocados em contêineres flat-pack e depois transportados para o local por meio de um caminhão de plataforma. O peso máximo de um módulo é de 272 kg, o que torna a estrutura relativamente fácil de transportar, descarregar e montar com um pequeno manipulador telescópico. 

Não são necessários os guindastes normalmente usados por algumas empresas que produzem casas pré-fabricadas que usam módulos grandes e volumosos que já vem moldados.

casa modular que gera energia
Foto: Milos Martinovic

Também são entregues no local o forro do telhado, paredes de fachada e interiores, e portas e janelas de vidro triplo que são fixadas manualmente usando o “sistema de marcenaria de encaixe” da Cosmic. Esses elementos são construídos no local.

“Nós conduzimos melhorias significativas de custo e desempenho no chassi, deixando componentes mais baratos e simples, como paredes e acabamentos, para serem feitos por construtores profissionais no local, da maneira relativamente econômica que eles já fazem”, explica a equipe da Cosmic.

casa modular que gera energia
Fotos: Milos Martinovic

Os painéis de parede são feitos de madeira laminada cruzada e diferentes tipos de compensado, enquanto o piso é feito de madeira. As opções de revestimento incluem cedro manchado – em preto, cinza ou natural – ou painéis compostos em tom de cobre.

As unidades com cozinhas são equipadas com bancadas de quartzo e armários. Os banheiros têm paredes de chuveiro com azulejos e acessórios de alta qualidade.

Comercialização

casa modular que gera energia
Além da Cosmic Studio, a empresa comercializa a Cosmic One, uma casa maior. IMagem: Cosmic Buildings

O primeiro lote de residências já está sendo comercializado e fabricado no Autodesk Technology Center, em San Francisco. Serão oferecidos dois tamanhos de casa, a Comic Studio e a Comic One, um pouco maior.

Os proprietários podem comprar o painel solar e a bateria ou emprestar os equipamentos da da Cosmic, que, neste caso, seria a proprietária do excesso de energia gerada pelo sistema.

Para mais informações, acesse: www.cosmicbuildings.com.

casa modular que gera energia
PLanta sugerida para a Cosmic One. Imagem: Cosmic Buildings

LEIA MAIS:

- Publicidade -