Ícone do site

Casa modular foi projetada para ser transportada e ampliada

Composta de dois módulos interligados, casa pode ganhar novos espaços e mudar de lugar, sempre que necessário

Published 06/10/2023
casa modular

Foto: Simon Devitt

O desejo de ter a sua própria casa, por um preço que pudesse pagar e sem ficar preso à um endereço, fez com que o arquiteto William Samuels projetasse casas modulares que podem ser facilmente transportadas com um trailer, podendo ser realocadas e ampliadas sempre que for necessário.

Imagem: William Samuels Architecture

Os módulos revestidos de metal se transformaram em uma charmosa casa na Nova Zelândia, onde o arquiteto vive com sua mulher. “A habitação na Nova Zelândia está num ponto de crise, sendo a propriedade de uma casa inalcançável para tantas pessoas no nosso país… então procuramos caminhos alternativos, construindo uma casa que pode ser transportada para um terreno arrendado”, explicou Samuels.

Foto: Simon Devitt

“Ao arrendar terrenos, poderíamos direcionar o nosso orçamento inteiramente para a construção da casa, em vez de investir a maior parte dos fundos disponíveis na compra de terrenos”, conta.

A casa modular ganhou o nome de Studio House e é composta por dois módulos abobadados com estrutura de madeira, posicionados lado a lado e ligeiramente deslocados para criar uma habitação de 42 metros quadrados.

Fotos: Simon Devitt

Em um módulo está a cozinha, escritório e o banheiro, além do acesso ao de deck de madeira. O outro módulo abriga a área de estar e o quarto com um pequeno mezanino acima.

O arquiteto disse que tinha a intenção de “repensar o que valorizamos quando pensamos em casa”, priorizando uma sensação de conforto e uma ligação com o exterior, introduzindo tetos altos e abobadados com claraboias em cada extremidade, que garantem que a iluminação natural seja parte da decoração.

Fotos: Simon Devitt

Os exteriores foram revestidos inteiramente com painéis ondulados de metal e apresentam grandes portas de vidro deslizantes, enquanto no interior tábuas de madeira revestem as paredes e tetos.

“A forma abobadada foi usada por uma série de razões. Em primeiro lugar, queríamos ganhar mais altura e volume dentro do espaço, no entanto, dada a largura limitada de cada módulo, as proporções de uma sala alta e estreita pareceriam restritivas”, afirma Samuels.

Foto: Simon Devitt

“A escolha ajudou a criar qualidades espaciais interessantes e uma sensação de calor e conforto interno, o que ajuda a criar um espaço que parece um ‘lar’”, acrescentou.

Embora o Studio House possua atualmente dois módulos, a ideia é que a construção possa crescer sempre que necessário. “Por enquanto, esta é a nossa casa”, disse Samuels. “Se as crianças vierem, provavelmente adicionaremos outro módulo à casa para adicionar um quarto extra.”

Fotos: Simon Devitt

Para o transporte, cada módulo pode ser separado e retirado de suas fundações antes de ser transportado individualmente. “Dada a natureza experimental do projeto, um dos principais resultados deste processo são lições sobre o que funciona e o que não funciona ao projetar casas pequenas e transportáveis. Então temos bons aprendizados para projetos futuros”, finaliza.

Foto: Simon Devitt

 

Sair da versão mobile