Ícone do site

Casa impressa em 3D fica pronta em 2 semanas

Tecnologia poupa tempo e recursos na construção, evitando desperdício de material e dinheiro durante a obra

Published 04/03/2022
casa impressão 3D

Foto: ICON

A construção de uma casa é o sonho de muita gente. E muitas vezes este sonhe se torna um pesadelo com uma obra interminável que acaba se tornando uma fonte de desperdício de material e mão de obra, consumindo recursos naturais e dinheiro. Uma das soluções para projetos mais sustentáveis é a impressão 3D de casas.

Um exemplo está em Austin, no Texas. Com tecnologia da ICON e projeto da Lake|Flato Architects a casa de 3 quartos ficou pronta em 2 semanas e recebeu o nome de House Zero. A ideia é que esta seja a primeira de uma série de casas construídas com esta tecnologia de impressão 3D.

Foto: ICON

“A House Zero é o marco zero para o surgimento de novas linguagens de design e arquitetura que usarão a construção robótica para fornecer o que mais precisamos de nossa habitação: conforto, beleza, sustentabilidade e acessibilidade”, disse Jason Ballard, CEO e um dos fundadores da ICON.

As paredes da casa foram moldadas com uma mistura à base de cimento chamada Lavacrete, desenvolvida pela empresa. O material garante a proteção térmica ao mesmo tempo que reduz o tempo de construção e, sobretudo, o desperdício. 

Foto: ICON

Com um bom isolamento térmico, o uso de ar condicionado também é reduzido, gerando economia de eletricidade, dinheiro e recursos naturais.

O uso de iluminação artificial também é reduzido graças ao projeto, que une sustentabilidade e a biofilia. Uma claraboia e aberturas estrategicamente posicionadas favorecem a passagem de luz natural difusa.

Foto: ICON

As paredes curvas da impressão 3D garantem uma boa estabilidade para a estrutura, reforçada com aço em alguns pontos. Os cantos arredondados criam uma sensação de conforto, remetendo a formas encontradas na natureza. As portas e janelas estão posicionadas de forma a enquadrar a paisagem exterior, aumentando esta conexão com o mundo natural.

“O design de parede impressa em 3D e sua qualidade biofílica inerente transmitem um padrão ordenado, mas não rígido, que evoca uma sensação de enraizamento natural e refúgio”, explica o arquiteto Lewis McNeel, sócio da Lake|Flato.

Foto: ICON

O concreto aparente se mistura à madeira, um outro material que garante uma construção mais sustentável e também contribui para uma decoração mais aconchegante, que remete à fazendas desta região do Texas. Um exemplo de tecnologia de impressão 3D combinada com a mão humana para projetar uma casa.

Para mais informações, acesse www.iconbuild.com.

Foto: ICON

LEIA MAIS: