casa impressão 3D
Elize Lutz e Harrie Dekkers mudaram-se para a casa. Foto: Bart van Overbeeke
- Publicidade -

O dia 30 de abril de 2021 foi muito especial para o casal holandês Elize Lutz e Harrie Dekkers que receberam as chaves de sua casa nova. Mas a data foi ainda mais especial para os idealizadores do Projeto Milestone, já que esta é a primeira casa de concreto em forma de pedra da Holanda e a primeira residência impressa em 3D da Europa onde alguém vai efetivamente viver.

Localizada em um subúrbio de Eindhoven, a casa de um andar é a primeira de uma série de 5 casas de impressão 3D a serem entregues pelo Projeto Milestone, anunciado em 2018 com a intenção de construir as primeiras casas impressas em 3D do mundo para serem alugadas.

Com a aparência de uma grande pedra, a casa é a primeira de uma série de casas impressas em 3D. Foto: Bart van Overbeeke

A nova inquilina está bastante satisfeita. “Eu vi o desenho desta casa e era exatamente como um jardim de conto de fadas. É lindo!”, disse Elize. Seu companheiro Dekkers tinha preocupações mais práticas e também está feliz com o novo lar. “Parece um bunker – é seguro”, disse Dekkers.

- Publicidade -

A casa com em formato de pedra foi projetada pelos arquitetos holandeses Houben & Van Mierlo. Suas paredes externas são curvas e levemente inclinadas e foram construídas por meio de camadas de concreto.

As paredes são formadas por 24 partes individuais de concreto impressas separadamente e transportadas para a montagem no terreno, onde foram fixadas em uma fundação e receberam telhado, portas e janelas.

A construtora Bas Huysmans desenvolveu a argamassa de concreto para o projeto e ajudou a desenvolver a tecnologia de impressão. “Com este projeto e as técnicas de impressão usadas, demos passos importantes no desenvolvimento da impressão 3D em concreto na construção”, disse o CEO daconstrutora, Weber Benelux.

A área de 94m² tem uma cozinha integrada à sala de estar, um plano aberto que  ocupa mais da metade da planta baixa, além de um grande quarto duplo e um banheiro.

No interior, as paredes de concreto da casa revelam a textura em camadas. As janelas vão do chão ao teto e cortam a estrutura de concreto, recuadas na parte interna das paredes grossas.

Custos mais acessíveis

O Projeto Milestone surgiu de uma parceria entre a Universidade de Tecnologia de Eindhoven e vários especialistas em construção. O objetivo dos idealizadores era ajudar a ampliar a produção de residências impressas em 3D. Cada uma das 5 casas previstas vai ter graus de complexidade e diferentes técnicas de impressão, com a previsão de que as próximas casas tenham mais de um andar.

Com a primeira casa entregue e as outras em planejamento, o projeto prevê que o processo seja aperfeiçoado e que os custos sejam cada vez menores.

- Publicidade -