Casa Fibonacci
Foto: TAM
- Publicidade -

Uma pequena residência em meio à floresta, vegetação colorida e um lago. Parece até cenográfica, mas a Casa Fibonacci é real, está localizada no Canadá e pode ser alugada pelo Airbnb. Seu charme peculiar ainda se dá pelo formato espiral, resultado do uso da impressão 3D na construção. 

Inspirada na sequência de Fibonacci – uma série numérica que aparece em muitos elementos da natureza – a casa de concreto possui paredes curvas e foi construída em apenas 11 dias. A impressão ocorreu em um ambiente controlado, de forma que as impressoras puderam trabalhar, de maneira segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os elementos foram divididos em 20 peças transportáveis que, posteriormente, foram montadas no terreno. 

- Publicidade -

Cada peça impressa possui camada dupla, o que garante maior isolamento térmico.

O método de impressão 3D torna a construção mais rápida, com menos ruídos e desperdícios de materiais.

Já os elementos não impressos, como o telhado da casa, as molduras das janelas e a estrutura suspensa que serve de quarto, foram construídos com abeto e cedro de origem local.

Pequena notável

A Casa Fibonacci é super compacta. Com 35 m², em seu interior há apenas um cômodo que funciona como sala e cozinha, um banheiro e um mezanino – onde são acomodados dois colchões. Na entrada da residência, uma pequena varanda aberta com churrasqueira, mesa e cadeiras, adiciona espaço extra à estrutura, além de ser um local agradável para as tardes de verão. 

A minúscula área interior é recompensada pela paisagem ao redor. Amplas portas e janelas de vidro ampliam o bem estar dos visitantes. A casa é cercada por árvores, montanhas e pelo Lago Kootenay, o maior lago natural da Colúmbia Britânica. 

A empresa Twente Additive Manufacturing (TAM), com sede na Holanda, foi responsável pela construção tecnológica. O formato da casa baseado na proporção áurea mostra a flexibilidade do método de impressão 3D na construção civil ao mesmo tempo em que é uma homenagem à beleza encontrada na natureza. 

A construção combina perfeitamente com a exuberância da paisagem canadense. 

Disponível para aluguel

Desfrutar uma noite nesta pitoresca casinha custa 92 libras esterlinas. Esta é a primeira residência impressa disponível para aluguel na plataforma AirBnb, além de ser a primeira habitação do tipo no Canadá.

O dinheiro arrecadado com as estadias será encaminhado à instituição World Housing, que construirá a primeira comunidade de casas acessíveis construídas inteiramente com impressão 3D no Canadá.

Confira as fotos da impressão e montagem da Casa Fibonacci:

- Publicidade -