- Publicidade -

Uma residência que gera sua própria energia e, além de suprir a demanda, ainda produz excedente suficiente para carregar o automóvel elétrico. Assim é a Energy Plant House projetada pelo escritório holandês Attika Architekten para o casal Marjo Dashorst e Han Roebers.

Construída em Zutphen, uma das cidades mais antigas dos Países Baixos, a casa é contemporânea principalmente no quesito energia: toda equipada para aproveitar ao máximo o ganho energético. No telhado, por exemplo, foram instalados 32 painéis solares. No sistema de ventilação há um dispositivo para transferência de calor e a 180 metros de profundidade foi colocada uma bomba de calor. A residência é completamente isolada para evitar perdas de calor.

- Publicidade -

Dentro da casa, portas de vidros e janelas altas voltadas para leste e oeste garantem a entrada abundante de luz natural. Assim como claraboias ajudam a iluminar os pontos mais escuros.

A residência é de tijolos, mas o que fica evidente é o uso de madeira que, segundo o escritório Attika, é proveniente de reaproveitamento. Ainda foi instalado um telhado verde que ajuda a manter o lar fresco durante o verão.

Foto: Kees Hummel
- Publicidade -