- Publicidade -

De todas as formas de energia renovável, obter energia através de simples atividades humanas parace ser a mais divertida. O designer industrial multidiciplinar americano, Ryan Klinger, desenvolveu uma cadeira capaz de coletar a energia cinética. A invenção foi feita para uma prova de design chamada 2010 International Design Competition, da qual ficou em segundo lugar.

Apelidada de Empower, a cadeira aproveita a energia cinética para gerar energia elétrica e prolongar a carga dos aparelhos eletrônicos. A cadeira capta a energia do seu balanço e a deixa disponível via USB, uma das saídas padrão para diversos dispositivos eletrônicos portáteis. Além disso, a cadeira é feita de materiais recicláveis e é portátil, fator que facilita o transporte.

O deslizamento das dobradiças está ligado a um gerador de energia cinética e a uma bateria de lítio, que armazena energia toda vez que a cadeira é balançada. Uma luz de LED mostra a quantidade de energia gerada.

- Publicidade -

Para obter uma carga rápida, basta forçar a cadeira para frente e para trás que rapidamente será gerada a energia necessária para carregar pequenos aparelhos eletrônicos e notebooks.

- Publicidade -