Parece até piada, mas é real: um escritório de arquitetura projetou um bar na China com materiais reaproveitados inspirado no Brasil e batizou-o de “Barraco”. E se você acha absurdo, talvez não saiba que em plena Vila Madalena, bairro nobre da capital paulista, fazia sucesso um bar chamado Favela.

Segundo a equipe arquitetônica Quarta & Armando (Q&A), que tem base em Xangai e Turin, no bar brasileiro a ideia foi “criar a atmosfera informal, desordenada e colorida das cidades tropicais”. Para tanto, foram usados materiais reutilizados, portas e janelas de edifícios demolidos em Xangai e objetos aleatórios que foram encontrados ao longo da busca.

Até o processo de construção do Barraco seguiu uma linha menos rígida: uma grade estrutural de inclinação irregular foi criada e só no local foi tomada a decisão de como organizar e instalar cada painel suspenso, cada porta e janela, um por um. É claro, que houve um tempo de curadoria em selecionar cada item cuidadosamente dos edifícios demolidos em torno de Xangai.

Barraco chique

Dentro do bar o colorido chama atenção, em especial o amarelo que se destaca em meio aos móveis de madeira. As cores também traçam um paralelo interessante com as diversas plantinhas penduradas no teto, que dão frescor ao ambiente. 

As áreas de estar são compostas por banquetas baixas e altas, cadeiras de praia no lado de fora e balanços com corda de sisal pendurados ao redor do Barraco. Apesar de ainda possuir um conjunto de poltronas confortáveis, o que impera são os ares rústicos. 

Uma coisa interessante no projeto é que para fechar o bar, a última parte do teto, em direção à rua, pode ser vedada ao deslizar sobre as estruturas laterais de aço. Tal cobertura, durante o expediente, funciona como um bar ao ar livre. Outra funcionalidade fica dentro do estabelecimento: uma mesa/porta que pode ser movida e puxada em direção ao teto para fornecer mais espaço durante uma festa ou evento maior. Até que esse barraco revela bem o espírito do brasileiro de dar um jeitinho para tudo. 

Fotos: Dirk Weiblen