- Publicidade -

A Casa “Idea” é um projeto modular criado pelo escritório de arquitetura Broadway Malyan. O projeto da casa pretende ser o primeiro edifício carbono zero construído no Sudeste da Ásia, adaptado ao clima tropical do país.  

Sime Darby, um dos maiores promotores imobiliários da Malásia, contatou os arquitetos em agosto de 2008 com o resumo do projeto – um protótipo social, econômico e ambientalmente adequado de habitação que proporciona uma visão de vida tropical. Concebido como um ensaio para novas ideias, a casa iria mostrar o que tem de mais recente em arquitetura sustentável nos edifícios, para se tornar a primeira residência carbono zero. Darby iria adotar sistematicamente estratégias particulares, em parte ou na totalidade, de seus projetos de habitação, demonstrando seu compromisso de promover a causa de criar futuros sustentáveis para as gerações futuras. 

A casa pré-fabricada, será construída em módulos para reduzir o tempo de construção e custos, e isso também vai tornar mais fácil a desconstrução da casa no final da sua vida útil.

- Publicidade -

A residência possui um sistema de recolha de água cinza para reuso. O projeto pretende captar 50% da "água cinza" dos lavatórios e dos chuveiros por meio de um sistema de filtragem. A água pode ser reutilizada para lavar os banheiros reduzindo assim o consumo de água e os custos. O desperdício de água é ajustado para ser reduzido ainda mais gaseificando os chuveiros, resultando em menos água consumida por cada ocupante. Estima-se que uma pessoa usa 133 litros de água por dia, o arejamento pode reduzir o consumo a 64 litros por dia. 

Os espaços interiores flexíveis acomodarão diversos usos e a orientação planejada é ideal para fornecer uma maneira eficiente de ventilação e iluminação natural. A face menor voltada para o leste e oeste minimiza o ganho de calor e portanto precisa de menor refrigeração. Este é complementado por saliências profundas para proporcionar sombra do sol tropical, que ajudam a reduzir a dependência de ventilação mecânica. A construção também demonstra excelente aproveitamento da luz natural, enquanto os painéis fotovoltaicos instalados no telhado, aproveitam a energia solar para alimentar a casa, reduzindo a necessidade de iluminação artificial durante o dia e início da noite. Um sistema de recolha de água da chuva fornece a água necessária para o jardim do telhado verde.

Esta casa é atualmente um protótipo que servirá de modelo para a Sime Darby Property adotar estratégias que possibilitem aumentar o comprometimento ambiental global para o desenvolvimento. 

A perspectiva  é ser uma habitação moderna e “limpa”.  Desde o início, a abordagem do projeto demonstrou a importância da colaboração – dando o devido reconhecimento ao conceito de que um produto sustentável só pode ser criado se realmente existir um processo sustentável local. A interface multi-disciplinar entre arquitetos, engenheiros, paisagistas, urbanistas, empreiteiros e fornecedores minimiza o programa do projeto em 50% quando comparado aos modelos residenciais genéricos. Para alcançar isso, o entendimento comum da equipe era: a ideia de que a “Idea House” se tornaria referência em projetos residenciais sustentáveis e agir como um precedente para o estilo de vida malasiano.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -