Escadas fixas são essenciais em algumas casas. No entanto, elas podem ter mais utilidades do que apenas ajudar as pessoas a se locomoverem de um andar ao outro. É isso o que mostra o trabalho feito pelo arquiteto sul-coreano Moon Hoom.

A casa projetada por ele possui três andares. No entanto, ao invés de simplesmente espalhar uma porção de degraus pela residência, Hoom desenvolveu escadas multifuncionais. Construída em madeira, ela não possui vão entre um degrau e outro, e sim estantes para livros.

O fato de ser mais uma opção para o armazenamento de objetos a torna extremamente útil, principalmente para reduzir a quantidade de espaço extra que seria necessário na residência. Além disso, Hoom transformou a escada em um espaço de convivência.

O formato de arquibancada, adotado pelo arquiteto no projeto, faz com que a escada sirva de “cinema”, já que um projetor foi instalado na parede em frente à escada. Para completar o lazer das crianças que moram na residência, Hoom fez um escorregador ao lado da escada.

Em declaração ao jornal The New York Times, o Dr. Harvey Simon, lembra também que subir escada é uma prática que ajuda a manter a boa forma e saúde. Para as pessoas que já tem idade avançada, ela também pode ajudar a manter o coração e o pulmão sadios.

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.