- Publicidade -

SUS tem curso grátis e online sobre plantas medicinais e fitoterápicos

Cultivo de plantas medicinais, preparação e uso de remédios caseiros são alguns dos tópicos do curso.

plantas medicinais
Foto: iStock

O uso de plantas medicinais resguarda saberes tradicionais que são repassados a cada geração. Atualmente, a internet está repleta de dicas e orientações, nem sempre corretas, sobre como aplicar receitas caseiras para as mais diversas enfermidades. Para não cair em ciladas, o melhor é buscar por informações – afinal, muitos dos ativos benéficos hoje são validados pelo conhecimento científico. Uma opção acessível é o curso “Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Agentes Comunitários de Saúde (ACS)” do Ministério da Saúde.

- Publicidade -

Disponível no site do Sistema Único de Saúde (AVASUS), o curso é online e totalmente gratuito. Trata-se de uma capacitação para o uso seguro das plantas medicinais e fitoterápicas.

A capacitação promove a interação e a troca de experiências entre os profissionais envolvidos, consolidando uma rede colaborativa de aprendizagem. O módulo integra as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS, que inclui tratamentos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais.

fitoterapia USP
Foto: Lisa Hobbs | Unsplash

Apesar de ser voltada a Agentes Comunitários de Saúde, o curso é aberto a todos os interessados. Qualquer pessoa que quiser aprender informações básicas sobre cultivo de plantas medicinais, assim como orientações sobre a preparação e o uso de remédios caseiros pode fazê-lo.

O curso também é de grande utilidade para os profissionais de saúde que atuam na saúde indígena, uma vez que o uso de plantas medicinais deve ser estimulado entre a população indígena, que possui rico conhecimento acerca do assunto e acesso a diversas dessas plantas.

- Publicidade -

Lançado em 2017, o curso é gratuito e online, com carga horária de 60 horas na modalidade à distância, sem limites de vagas. Para realizar, acesse aqui. Em caso de dúvidas sobre como se cadastrar para fazer o curso clique aqui.