- Publicidade -

Máquina para uso doméstico transforma óleo usado em biodiesel

A empresa britânica Biobot desenvolveu uma máquina capaz de transformar o óleo de cozinha usado em biodiesel. O mais interessante deste produto é a praticidade que ele oferece por poder ser instalado nas próprias residências.

A empresa britânica Biobot desenvolveu uma máquina capaz de transformar o óleo de cozinha usado em biodiesel. O processo de reaproveitamento não é algo novo, mas o mais interessante deste produto é a praticidade que ele oferece por poder ser instalado nas próprias residências.

- Publicidade -

Ter hábitos mais saudáveis inclui a redução na utilização de frituras, mas como eliminá-las totalmente é uma tarefa difícil, o BioBot 20 é uma opção sustentável para o descarte do óleo residual. A máquina inglesa evita que a gordura seja despejada no esgoto, poluindo milhares de litros de água potável. Além disso, essa é uma opção de combustível menos poluente que o tradicional óleo diesel, proveniente do petróleo.

O BioBot 20 é uma máquina prática para a produção de biodiesel e também é uma ferramenta educacional, pois o processo de fabricação do combustível é uma demonstração de princípios químicos. O processador doméstico tem capacidade para trabalhar com até 20 litros de óleo, misturados ao metanol, a cada lote.

O bombeamento e todas as fases de reações necessárias até que o óleo seja transformado em biodiesel levam de 12 a 24 horas para serem finalizados. Depois disso, o combustível está pronto para o uso. O processo pode parecer lento, se comparado à praticidade oferecida por um posto de abastecimento. No entanto, é preciso considerar que este é um processo barato, já que o óleo é reaproveitado, portanto não tem custos adicionais, e também é uma opção ecologicamente correta.

O BioBot 20 está disponível comercialmente por US$ 655, aproximadamente R$ 1.300. Assista ao vídeo abaixo para entender mais detalhes sobre o funcionamento do produto:

- Publicidade -

 

Com informações do Gizmag.

- Publicidade -

Redação CicloVivo