Inicio Negócios França tem rede de supermercados que vende produtos sem embalagem

Negócios

França tem rede de supermercados que vende produtos sem embalagem

A loja disponibiliza 450 produtos, que incluem: massas, arroz, frutas, especiarias, doces, entre outras coisas.

24 de fevereiro de 2015 • Atualizado às 15 : 26
França tem rede de supermercados que vende produtos sem embalagem

29.72K
0

Após ler a obra “Lixo Zero”, de Bea Johnson, a francesa Alice Bigorgne decidiu mudar muitas coisas em sua vida. Ela deixou seu emprego na área de marketing para trás e investiu seus esforços e dinheiro em um novo negócio: um mercado que comercializa produtos a granel e sem embalagens.

Apelidado de “Day by Day”, o comércio está localizado na França, e segue o mesmo modelo do “Original Unverpackt”, inaugurado no fim de 2014 na Alemanha. Em declaração ao jornal local, La Voix Du Nord, Alice explicou que a ideia não é realmente nova, mas traz de volta antigos hábitos. “Nós não inventamos nada. Nossos avós eram assim. Eles iam com um pote à mercearia”, garantiu a empreendedora.


Foto: Divulgação/Facebook

A loja disponibiliza atualmente 450 produtos, que incluem: massas, arroz, frutas, especiarias, doces, entre outras coisas. Tudo é disponibilizado em prateleiras e o funcionamento é semelhante ao de um self-service, em que o cliente leva as suas próprias embalagens, escolhe os alimentos desejados e paga apenas pela quantidade que precisar.


Foto: Divulgação/Facebook

Além de reduzir a quantidade de resíduos desperdiçados constantemente, a empresária garante que os clientes ainda têm outro benefício, bastante atrativo: o preço. Quem decide fazer compras no “Day by Day” pode pagar até 40% menos pelo mesmo tipo de produto comercializado em outros mercados tradicionais, tendo uma qualidade igual ou até superior, já que tudo é fresco e selecionado individualmente. A justificativa para isso é o fato das embalagens representarem até 20% do valor final de um produto.


Foto: Divulgação/Facebook

O modelo de negócios ainda evita o próprio de desperdício de alimentos, pois permite a compra da quantidade exata que o cliente necessita. Alice explica que não existe quantidade mínima ou máxima para a venda. “Se você precisar de uma colher de chá ou dois paus de canela, eu vou vender”, diz.


Foto: Divulgação/Facebook

O “Day by Day” foi lançado em 2013 e é considerada a primeira rede de supermercados a granel da França, com quatro lojas já inauguradas no país.


Foto: Divulgação/Facebook

Redação CicloVivo

(29722)

logo
Fechar
Abrir
logo