- Publicidade -

Alemanha inaugura seu primeiro mercado sem embalagens

No local, cada um pode levar suas próprias garrafas, sacolas retornáveis, cestos, bolsas ou qualquer recipiente que deseje.

Após um dia de compras em um supermercado tradicional em Berlim, as amigas Sara Wolf e Milena Glimbovski se sentiram incomodadas. A imensa quantidade de embalagens usadas desnecessariamente fez surgir uma ideia promissora: criar um supermercado onde nada é embalado.

- Publicidade -

Deu certo. As sócias inauguraram recentemente a primeira unidade do “Original Unverpackt”, um lugar em que os clientes podem escolher produtos a granel, de acordo com a sua necessidade e sem a utilização de embalagens descartáveis.


Foto: Divulgação/Original Unverpackt

No local, cada um pode levar suas próprias garrafas, sacolas retornáveis, cestos, bolsas ou qualquer recipiente que deseje utilizar para armazenar suas compras. O supermercado também vende opções de embalagens retornáveis para os clientes despreparados.


Fotos: Divulgação/Original Unverpackt

- Publicidade -

Além de reduzir imensamente a quantidade de resíduos plásticos, uma loja neste formato também acaba por diminuir a quantidade de desperdício de comida. É comum que em supermercados tradicionais frutas e legumes sejam comercializados em embalagens fechadas com mais de uma unidade. Nem sempre o cliente realmente necessita de tudo aquilo e parte do alimento é jogada no lixo.


Fotos: Divulgação/Original Unverpackt

As sócias explicam que quem fizer comprar no Original Unverpackt poderá adquirir ervilhas, óleo, farinha, sabonete, macarrão, frutas, legumes e muito mais na quantia exata desejada. Segundo elas, o conceito por trás disso está diretamente ligado ao “reduzir” dos 3 R’s, que deve sempre preceder a reciclagem. Melhor do que reaproveitar algo já fabricado é nem precisar utilizá-lo.

- Publicidade -


Foto: Divulgação/Original Unverpackt

As sócias transformaram seu modelo de negócio em uma franquia. O objetivo é disseminar o supermercado sem embalagem em outras cidades da Alemanha.

Redação CicloVivo