- Publicidade -

Estacionamentos de empresa na Suíça viram mega usina solar de 43 mil m2

A área é equivalente a quatro campos e meio de futebol.

Situado na região de Courgenay, Suíça, o projeto nasceu em 2015 da vontade demonstrada pela GEFCO Suíça, empresa de logística internacional, em modernizar o seu estacionamento de automóveis de 78.000 metros quadrados.

- Publicidade -

Trata-se de uma área que comporta até três mil veículos importados para o território suíço e, pela sua extensão, faz da central fotovoltaica sobre coberturas um projeto extraordinário pelas suas dimensões e capacidade.

A central é composta por 23.886 painéis fotovoltaicos. A área de 43.000 metros quadrados é equivalente a quatro campos e meio de futebol. A capacidade instalada de 6,7 MWp faz das instalações fotovoltaicas de Courgenay a central sobre coberturas mais potente da Suíça, capaz de produzir anualmente 6,7 GWh de eletricidade, ou seja, o consumo anual de 1.550 residências.

Uma parte da energia produzida será utilizada diretamente no local para abastecer os automóveis elétricos importados pela própria empresa. O excedente será direcionado para a rede elétrica da empresa BKW e fornecido aos clientes através do produto “Energy Green”.

Desta forma, a produção da central de energia solar deverá ser certificada para satisfazer as necessidades cada vez maiores em termos de eletricidade de fontes renováveis.

- Publicidade -

A eletricidade produzida deve poupar a emissão de 2.400 toneladas de CO2 por ano. Outro benefício ambiental que a estrutura de coberturas instalada irá permitir é a captação e reuso das águas pluviais.