Inicio Cidadania Curitiba inicia projeto para promover esportes e alimentação saudável

Cidadania

Curitiba inicia projeto para promover esportes e alimentação saudável

O programa vai vincular a prática contínua de atividades físicas a hábitos alimentares saudáveis.

14 de março de 2016 • Atualizado às 15 : 14

Curitiba inicia projeto para promover esportes e alimentação saudável
2.67K
0

Cerca de duas mil pessoas devem ser mobilizadas e acompanhadas até o final deste ano no novo projeto Curitiba Saudável, que vai vincular a prática contínua de atividades físicas a hábitos alimentares saudáveis. O projeto tem início nesta segunda-feira (14), com a primeira avaliação física de praticantes de atividades dos quatro Centros de Esporte e Lazer (CEL) – Menonitas, Xaxim, Carmo e Agostinho Legró – que estarão envolvidos nesta fase. O projeto é promovido pelo Núcleo Regional Boqueirão, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento.

Inicialmente, serão envolvidos participantes de dois programas da Secretaria de Esporte e Lazer, Curitiba Ativa e Idoso em Movimento, que abrangem praticantes de atividades físicas de diversas faixas etárias. Interessados em participar podem procurar um dos Centros de Esporte e Lazer sempre na primeira sexta-feira de cada mês, data que regularmente é aberta para receber novas inscrições. Nutricionistas do setor de Educação Alimentar da Secretaria do Abastecimento serão responsáveis pelas avaliações, palestras, indicação de receitas e orientações para a prática de hábitos alimentares saudáveis.

Avaliação física

As avaliações físicas serão realizadas entre segunda (14) e quinta-feira (17), ao mesmo tempo em que os participantes irão responder a um questionário para avaliação de contexto familiar e hábitos alimentares. No dia 30 de março, serão feitas as primeiras palestras de educação alimentar pelas nutricionistas. O primeiro retorno da avaliação será divulgado no dia 1º de abril. O mesmo processo será repetido a cada mês.

Os participantes serão avaliados em peso, altura, circunferência abdominal e prega cutânea. A avaliação física será complementada pela avaliação nutricional. O número de pessoas que compõe a família e quanto se compra mensalmente de sal, açúcar e óleo estão entre as informações a serem fornecidas. Além de responder a questões relacionadas aos hábitos de compra de produtos industrializados (temperos prontos, enlatados, refrigerantes, embutidos, achocolatados, doces, bolachas e outros) e de consumo de frutas, verduras e alimentos integrais.

As pessoas não têm consciência do que consomem, como praticantes de atividades físicas, muitos pensam que já possuem uma boa alimentação. Quando é apresentado o resultado da relação entre os hábitos de compra e alimentares, especialmente do consumo de sal, açúcar e óleo, se chocam. Geralmente, se obtém dados alarmantes de consumo”, afirma a nutricionista Alessandra Oliveira Kades, uma das responsáveis pela preparação do questionário a ser aplicado aos participantes. Alessandra e outros profissionais envolvidos no projeto esperam que o projeto não só estimule e incentive mais pessoas a praticarem atividades físicas como também têm a expectativa de que se promova a melhoria de hábitos alimentares.

As inscrições podem ser realizadas nos endereços abaixo:

CEL Agostinho Legró, Rua Pastor Carlos Frank, s/n, Boqueirão – (41)3377-3180

CEL Menonita, Rua Paulo Setubal, s/n, praça Menonita, Boqueirão – (41) 3217-1214

CEL Carmo, Avenida Marechal Floriano, Rua da Cidadania do Carmo, Boqueirão – (41)3313-5524

CEL Xaxim, Rua Inocente Rebelato, s/n, Xaxim – (41) 3376-6328

Da Prefeitura de Curitiba

(2671)

logo
Fechar
Abrir
logo