- Publicidade -

Criação de abelhas melhora agricultura e reduz desmatamento amazônico

O uso das abelhas aumentou a produtividade e melhorou a qualidade, deixando as frutas ainda mais doces.

As abelhas brasileiras têm servido de auxílio para produtores da região amazônica. A técnica de criação desses insetos polinizadores têm elevado a qualidade dos frutos cultivados e o processo ainda ajuda a combater o desmatamento gerado para a obtenção do mel.

- Publicidade -

Conforme informado por Ivanildo Alves dos Santos, em declaração ao iG, o uso das abelhas aumentou a produtividade e melhorou a qualidade, deixando as frutas ainda mais doces. O produtor ainda explica que a opção também ajuda a aumentar os lucros, já que é possível vender o mel fabricado por essas abelhas brasileiras.

Os pontos positivos do uso das abelhas associado à agricultura são muitos, por isso, a alternativa tem feito sucesso em Manaus e região. A Associação de Melipolicultura de Manaus já conta com 80 associados e, o presidente da organização, Sérgio Souza, explica que ainda existem outros produtores que aproveitam a técnica, mas não integram oficialmente o grupo.

Diferente das abelhas africanas, a espécie nativa não tem o hábito de construir colmeias. Assim, o mel fabricado por elas é normalmente depositado em troncos e é necessário cortar a árvore para aproveitá-lo. No caso das abelhas de criação, isso não acontece, porque elas são acomodadas em pequenas caixinhas. Este processo impede que muitas árvores sejam derrubadas por conta desta atividade.

As abelhas nativas produzem um mel com valor de mercado maior, mais doce e também mais nutritivo que o da Apis mellifera, a abelha africana. “A produção de mel não é a atividade número um de cada produtor, mas é algo que está dando dinheiro e melhorando as outras culturas das pequenas propriedades”, informou Sérgio Souza ao portal.

- Publicidade -

Redação CicloVivo