- Publicidade -

Barra da tijuca terá empreendimento misto certificado pelo AQUA

O selo reconhece a adoção de práticas sustentáveis em três etapas da construção civil: programa, concepção e realização.

A certificação AQUA (sigla para Alta Qualidade Ambiental) certifica, na fase programa, o projeto do Neolink Office, Mall & Stay, um empreendimento programado para ser de uso misto a ser erguido no bairro da Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. O selo reconhece a adoção de práticas sustentáveis em três etapas da construção civil: programa, concepção e realização.

- Publicidade -

Entre os destaques no quesito de sustentabilidade, o projeto arquitetônico do Neolink Office priorizou o baixo impacto do empreendimento no local, uma vez que promove uma integração com o entorno.

Para alcançar esse objetivo, os edifícios foram projetados com uma altura máxima de três pavimentos, o que garante a continuidade da vista dos usuários das edificações vizinhas. Além disso, por ser de uso misto, o projeto visa reduzir os deslocamentos dos usuários pelo bairro, diminuindo os impactos negativos no trânsito da região.

O empreendimento será construído pela Dominus, com incorporação da Helbor, e conta com o trabalho de consultoria em sustentabilidade da Inovatech Engenharia.

A atuação da consultoria para a conquista da certificação consistiu em realizar recomendações e fornecer diretrizes para as equipes de projeto e de obra desde a demolição do edifício existente no local até a implantação de um canteiro de obras sustentável, que está previsto para começar a operar em 2014, quando iniciam as obras.

- Publicidade -

De acordo com a Dominus, o local pretende estabelecer harmonia entre habitações, comércios, serviços, negócios e sustentabilidade. Previsto para ser entregue em 2016, o conjunto terá 429 unidades, sendo 228 salas comerciais (20m² a 53m²), um mall com 119 lojas de (28m² a 325m²) e 82 unidades Stay (71m²) voltadas para locação por temporada com serviços.

Veja abaixo as soluções sustentáveis adotadas neste empreendimento:

- Publicidade -

– Instalação de sistema de aquecimento solar de água nas unidades stay;

– Sistema de aproveitamento de água de chuva para irrigação de jardim;

– Utilização de metais sanitários com arejadores e sistema de fechamento automático;

– Utilização de bacias sanitárias com válvula de descarga de duplo fluxo;

– Melhoria do coeficiente de permeabilidade com relação à situação existente;

– Área destinada a depósito final de resíduos possui espaço suficiente para triagem (reciclados/não-reciclados);

– Depósito específico para resíduos especiais (como pilhas, baterias, óleo de cozinha usado, lâmpadas, entre outros);

– Por fim, na implantação da edificação no terreno, a escolha por fachadas no lado oeste foi evitada, já que é onde há maior incidência de raios solares, o que prejudicaria o conforto térmico dos usuários, sobretudo na cidade do Rio de Janeiro, onde as temperaturas são altas.