- Publicidade -
truques plantas
Foto: iStock

Para quem quer a cultivar uma plantinha e não sabe por onde começar, Estela Carvalho, integrante do coletivo Hortelões Urbanos, dá algumas dicas que podem ser aplicadas em sua casa. As instruções podem ser acompanhadas em dois vídeos, confira abaixo.

- Publicidade -

Para preparar o solo são necessários apenas: areia, terra e composto orgânico. Cada um tem desses itens tem um papel fundamental no sucesso da sua planta. A areia, por exemplo, vai ajudar na drenagem da água da planta, sendo também importante para o desenvolvimento das raízes.

Basta misturar um pouco de areia, terra e composto. Tente colocar a mesma medida dos três. Enquanto a terra é responsável pela umidade necessária para a planta se desenvolver, o composto orgânico, por sua vez, possui todos os nutrientes para um crescimento forte e saudável. Confira no vídeo abaixo:

Para preparar o vaso serão utilizados: um recipiente com canaletas e furos na base, argila expandida ou pedra brita, manta bidim, muda e cobertura morta.

- Publicidade -

A manta bidim tem o papel de garantir que os nutrientes não sejam perdidos junto com a água – ela pode ser substituída por um pano velho que esteja em desuso. Já a cobertura morta pode ser: serragem de madeira, folhas secas ou aparas de grama seca.

O primeiro material a ser colocado no vaso é a argila (ou a brita), em seguida coloque a manta – tendo o cuidado de ajustar a borda ao tamanho do vaso. Agora, o vaso está preparado para receber uma camada do solo, já preparado anteriormente. Coloque então a muda (sem o plástico envolta da planta) e complete o vaso com o restante do solo. Deixe um espaço entre o solo e a borda. Regue a planta e por último coloque a cobertura seca, que vai proteger o solo. Veja abaixo:

- Publicidade -

Redação CicloVivo