- Publicidade -

2013 foi um dos anos mais quentes da história

Mesmo com medições distintas, Noaa e Nasa concordam que o ano passado está entre os mais quentes já registrados.

Pesquisas de institutos reconhecidos mundialmente têm confirmado o que a população têm sentido na pele: as temperaturas atuais estão entre as mais quentes do século.

- Publicidade -

Os cientistas da Noaa (Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA) afirma que a temperatura média global de 2013 foi a quarta mais alta, desde que as medições começaram a ser registradas, em 1880.

Para o Noaa, 2013 foi o 37º ano consecutivo com uma temperatura global acima da média do século 20. Os três anos mais quentes já registrados pelo grupo são de 2010, 2005 e 1998.

Além de detalhar as regiões que apresentam temperaturas acima da média, como partes da Ásia central, Oceano Ártico e Pacífico, o Noaa salienta que apenas uma parte dos Estados Unidos foi mais frio que a média e pequenas regiões do Oceano Pacífico e do Oceano Antártico. Os cientistas também ressaltam que nenhuma região do mundo foi recorde de frio durante 2013.

Já para os cientistas da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), 2013 está empatado com 2009 e 2006 como o sétimo ano mais quente da história. Para o grupo, isso mostra uma tendência em longo prazo de aumento das temperaturas globais.

- Publicidade -

A Nasa classifica os anos de 2000, 2010 e 2005 como os mais quentes já registrados. Os cientistas enfatizam que as temperaturas médias anuais sofrem alterações, mas há constantes aumentos nos níveis de gases de efeito estufa na atmosfera e, consequentemente, aumento em longo prazo na temperatura global. Isso no quer dizer que cada ano consecutivo será, necessariamente, mais quente do que no ano anterior, mas é provável que a década sucessiva seja ainda mais quente.

Redação CicloVivo

- Publicidade -