- Publicidade -

10 dicas para economizar energia em sua residência

Algumas mudanças no cotidiano podem ajudar a reduzir sua conta, além de poupar o meio ambiente.

- Publicidade -

No dia 29 de maio é comemorado o Dia Mundial da Energia. Para celebrar a data, o CicloVivo, juntamente com a AES Eletropaulo, dedicou uma semana inteira para abordar o assunto, com dicas de economia e informações importantes para que você possa utilizar a energia de forma eficiente e segura. É bom pra você e para uma sociedade mais sustentável.

Confira algumas dicas para começar a fazer a sua parte e economizar energia em sua residência, poupando o bolso e o meio ambiente.

Deixe a luz entrar: Aproveite a luz natural, abrindo portas, janelas e cortinas durante o dia. Quando for construir ou reformar, opte por modelos que permitam maior iluminação da casa.


Foto: iStock by Getty Images

- Publicidade -

Na hora de escolher a cor da casa: Dê preferência às cores claras para paredes e tetos, elas refletem melhor a luminosidade deixando os ambientes mais amplos e iluminados.


Foto: iStock by Getty Images

Prefira lâmpadas mais eficientes: Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LEDs, que gastam de 60% a 80% menos energia do que uma incandescente.

- Publicidade -


Foto: iStock by Getty Images

Na hora de comprar ou trocar eletrodomésticos: Escolha eletrodomésticos de baixo consumo energético. Procure por aparelhos com selo do Procel, no caso de nacionais, ou Energy Star, no caso de importados.


Foto: iStock by Getty Images

Desligue aparelhos sem uso: Não deixe seus aparelhos em stand-by. Simplesmente desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. A função stand-by utiliza de 0,1 a 18W de potência, dependendo do equipamento e da idade.


Foto: iStock by Getty Images

Na hora de passar roupa: Passe, de uma só vez, a maior quantidade possível de roupas e utilize a temperatura indicada no ferro para cada tipo de tecido, deixando as roupas mais leves para o final.


Foto: iStock by Getty Images

Desligue o computador: Muita gente tem o péssimo hábito de deixar o computador de casa ou da empresa ligado ininterruptamente, às vezes fazendo downloads, ou simplesmente por comodidade. A recomendação é desligar o computador sempre que for ficar mais de duas horas sem utilização, e o monitor, a partir de 15 minutos.


Foto: iStock by Getty Images

Deixe o elevador de lado: Utilize mais a escada, principalmente para subir até dois andares ou descer até três.


Foto: iStock by Getty Images

Evite chamar mais de um elevador ao mesmo tempo: Tenha paciência. Espere um pouco até que o elevador chamado chegue ao seu andar.


Foto: iStock by Getty Images

Aposte na lâmpada certa: Se você deixa a iluminação externa acesa por questão de segurança, utilize lâmpadas fluorescentes ou LEDs. São mais econômicas e duram mais.


Foto: iStock by Getty Images

A AES Eletropaulo disponibiliza em seu site um simulador online, que permite aos internautas verificarem quanto cada eletrodoméstico de uma casa consome de energia, além de mostrar o impacto desse equipamento na fatura, confira aqui.

Redação CicloVivo