mini casa ambulância
Com muita criatividade e reaproveitamento de espaços, carpinteiro transformou uma ambulância em Mini Casa. Apesar de ser um mini casa, a cama é relativamente grande e é possível sentar nela. Foto: Tiny Home Tour

Para os amantes de viagens e aventuras, uma casa sobre rodas é sinônimo de liberdade. Já falamos aqui de um casal que transformou um ônibus em uma casa e mostramos alguns trailers para carros e até bicicletas. Mas este carpinteiro americano inovou e transformou uma antiga ambulância em um mini casa para ir onde quiser.

O capitão de embarcações e carpinteiro Bem Haris gastou US$ 13 mil e com uma ambulância F350 de 1995, criatividade e muita habilidade ele construiu uma mini casa com inúmeras funcionalidades.

Harris explica que escolheu uma ambulância porque estes veículos normalmente são mais acessíveis e já vem com uma série de armários e compartimentos. Mas a busca por este modelo específico foi longa. Ele queria um veículo 4 x 4 e que tivesse uma passagem entre a cabine e a parte de trás com um bom tamanho, assim, Bem pode assumir o volante sem a necessidade de sair da sua nova casa.

Foto: Tiny Home Tours

Apesar de confessar que prefere banhos ao ar livre, o carpinteiro construiu um chuveiro interno, aproveitando o vão existente na ambulância, logo na porta de entrada. Ele recuperou uma pia de cozinha de metal, cortou-a no tamanho certo e ajustou-a no poço das escadas, instalou uma esteira de ripas de madeira abaixo e um pulverizador de cozinha acima; tudo o que é necessário é uma cortina de chuveiro fixada magneticamente na estrutura de metal da ambulância. 

Foto: Tiny Home Tours

A cozinha é muito funcional. Tem uma pia com tábua de corte em madeira, um fogão de duas bocas e bastante espaço de armazenamento com um armário transparente – tudo construído anteriormente para os paramédicos guardarem seus suprimentos. 

Foto: Tiny Home Tours

A melhor coisa aqui é a rampa de lixo ao lado da pia, que já estava lá e pode ser acessada e esvaziada pela porta de um armário do lado de fora – super conveniente!O balcão da cozinha também é feito de madeira, e parte dele sobe para dar lugar a um assento extra.

Foto: Tiny Home Tours

Um compartimento deslizante contém o minigeladeira Dometic, que Harris diz ser uma grande melhoria em relação ao uso de baús frios com gelo. Ele também funciona como um assento.

Foto: Tiny Home Tours

A mesa de jantar de madeira fica embaixo da cama e é retrátil, ocupando espaço apenas quando está em uso, tanto para comer quanto para trabalhar.

Do outro lado da mesa, Bem colocou um outro assento, que também serve como armário. Foto: Tiny Home Tours

A cama fica em uma plataforma elevada e embaixo dela, mais espaço para guardar roupas e equipamentos. O espaço é iluminado por LEDs instalados no mesmo sistema de fiação usados pelas lâmpadas antigas da ambulância. As necessidade elétricas são mínimas e garantidas por um sistema de painéis solares de 300 watts instalados no telhado.

Apesar de ser um mini casa, a cama é relativamente grande e é possível sentar nela. Foto: Tiny Home Tours

Entre a cama e a cozinha, temos uma divisória em forma de escada, que Harris usa para pendurar roupas e toalhas, e que foi feita de um pedaço de madeira de nogueira recuperado.

Foto: Tiny Home Tours

Do lado de fora, armários de armazenamento que vieram com a ambulância são usados para guardar equipamentos de acampamento, tanques de água doce e cinza que somam 30 galões, aquecedor de água quente sob demanda e botijões de gás.

Na parte traseira, um suporte para uma moto garante aventuras nos poucos lugares onde esta casa não consegue chegar.

Foto: Tiny Home Tours

Para conhecer melhor Ben Harris e sua casa sobre rodas, siga seu perfil no Instagram.

Neste vídeo (em inglês), o carpinteiro conta um pouco mais sobre a transfomarção de uma ambulância em moradia: