decorar apartamento pequeno
Foto: Hutomo Abrianto | Unsplash
- Publicidade -

Casas e apartamentos pequenos são mais acessíveis e vem se tornando o lar de muitas pessoas. Além de mais baratos, espaços menores são mais fáceis de limpar, organizar e combinam com o estilo de vida minimalista que vem conquistando adeptos em todo o mundo.

Mas, viver em um espaço pequeno traz os seus desafios. A decoração precisa unir estética e funcionalidade e a falta de espaço não pode comprometer o conforto dos moradores.

- Publicidade -

Para criar um ambiente prático e aconchegante, algumas dicas são importantes. Não é apenas o tamanho que importa, mas também a disposição da planta e como cada espaço é utilizado.

Menos é mais

Nesse sentido, menos é mais. Um apartamento entulhado de móveis e objetos decorativos, das mais diversas cores, dá uma sensação diferente de um apartamento clean, com uma decoração leve e de cores suaves. É preciso tomar cuidado com a decoração total do apartamento, privilegiando o conforto e a funcionalidade.

Algumas dicas são fundamentais para uma melhor decoração de um apartamento pequeno, que valorizará o espaço e trará funcionalidade e conforto para os moradores.

Arquitetos da incorporadora Plano & Plano separaram 9 dicas que podem fazer toda a diferença. Confira:

1 – O uso de cores claras nas paredes e pisos favorece espaços pequenos, trazendo aconchego e, ao mesmo tempo, sensação de amplitude. Cores fortes e berrantes são mais pesadas. Você pode utilizá-las, sim, mas em alguns detalhes da decoração, como nas almofadas do sofá, em uma luminária ou em um belo quadro.

2 – Dê uma atenção especial à iluminação do apartamento. Um apartamento bem iluminado parece maior.

3 – Móveis planejados são ideais para decoração de apartamentos pequenos porque são projetados para oferecer o máximo em espaços menores. Em geral, são móveis práticos e funcionais.

4 – O uso de um grande espelho, em uma parede estratégica da sala, por exemplo, traz uma sensação enorme de amplitude. Essa é uma dica utilizada por todos os arquitetos que têm a missão de decorar um apartamento pequeno. Você também poderá utilizá-lo em seu quarto.

5 – A integração de ambientes está na moda, deixando-os mais descontraídos e modernos. Em apartamentos pequenos, isso pode fazer toda a diferença. A integração da cozinha com a sala, por exemplo, amplia muito o espaço.

6 – Móveis multiuso ajudam muito na decoração de apartamentos pequenos: invista em sofá-cama, cama box e mesas dobráveis, por exemplo.

7 – Utilize o espaço vertical da casa por meio de nichos e prateleiras. É uma ótima forma de otimizar o espaço e organizar livros, objetos de decoração e vasos de plantas.

8 – Evite o acúmulo de objetos decorativos. Lembre-se: menos é mais! Dessa forma, você não polui visualmente a sua casa.

9 – A funcionalidade da decoração de um apartamento pequeno deve ser prioridade. Abra mão de objetos que não têm função e que apenas estejam ocupando espaço.

- Publicidade -