- Publicidade -

Saiba onde castrar gatos e cães gratuitamente em São Paulo

Castramóvel, clínicas veterinárias e mutirões: saiba como funcionam!

onde castrar
Foto: Andrew S | Unsplash

Nada melhor que ver nossos melhores amigos com saúde e protegidos. Para ajudar na prevenção de diversas doenças, a castração é uma solução eficaz. Abaixo você confere onde castrar gatos e cachorros de forma gratuita na capital paulista.

- Publicidade -

Primeiramente é preciso entender que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Como tal estimativa não é recente, acredita-se que tal número seja maior. Isso porque, de acordo com a União Internacional Protetora dos Animais, cresceu o número de adoções na pandemia, mas também o de abandono de animais.

Ou seja, poucos que nascem conseguem ter um dono e uma vida decente. Esta é uma das razões para evitar a procriação descontrolada.

cachorros gatos frio
Foto: Alec Favale | Unsplash

Outra questão é a saúde dos bichanos. A castração evita doenças de câncer de mama e a piometra, prolonga a vida saudável dos animais, previne a gestação indesejada e elimina as chances de gravidez psicológica, que pode causar muitas complicações para a vida de uma fêmea.

Tem dúvidas ou receio de castrar seu animalzinho? Confira aqui 8 mitos e verdades sobre a castração.

- Publicidade -

Castração gratuita em São Paulo

Desde 2001, a prefeitura de São Paulo oferece o Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos. Por meio de clínicas contratadas ou de mutirões realizados em regiões de maior exclusão social, é garantido a castração gratuita de cães e gatos.

O serviço está disponível a todo residente na cidade de São Paulo que possua animais de estimação.

adoção animais petz
Foto: Pixabay

A esterilização cirúrgica também ocorre por meio de unidades móveis, popularmente conhecido como Castramóvel.

- Publicidade -

Onde castrar e como funciona

Clínicas veterinárias

O atendimento pelas clínicas veterinárias contratadas é realizado mediante cadastro prévio dos interessados, que devem obter o Termo de Encaminhamento e escolher a clínica mais próxima à sua residência, para a realização das cirurgias de esterilização. O tempo médio de atendimento pode variar de acordo com a Clínica escolhida. Clique aqui para ter a estimativa de prazo.

filhotes bem para saúde
Foto: Ramiz Dedakovic | Unsplash

É possível obter o Termo de Encaminhamento de duas formas: presencialmente ou online.

  • Presencial

Após agendamento, é necessário comparecer a uma das Praças de Atendimento portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do Termo emitido, é só aguardar o contato da Clínica para o agendamento e as orientações gerais.

  • Online

O processo é simples e o primeiro passo é buscar o serviço “Castração de cães e gatos” no menu do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida basta preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar. Será preciso também enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Feito isso, aguarde o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais.

Documentos obrigatórios:

  • Documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
  • Comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
  • Comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.

Mutirões

Já os mutirões abrangem regiões classificadas como prioritárias, de acordo com critérios epidemiológicos, demográficos e sociais, destinado a atender a população de maior vulnerabilidade social e, portanto, menor acesso a serviços médicos veterinários.

teste em animais cigarro cosméticos
Foto: Pixabay

Acontecem em duas frentes:

  1. Realizada por ONGs contratadas em unidades escolares, associações de bairro, entre outros, que concedem o espaço para a realização dos procedimentos cirúrgicos de esterilização.
  2. Realizado pelo Castramóvel, os mutirões são itinerantes e a população da região contemplada é informada com uma semana de antecedência. As entidades responsáveis pela inscrição e castração do animal realizam ampla divulgação por meio de panfletos, cartazes, faixas, entre outros, na comunidade local.

A inscrição para a cirurgia do animal acontece antes da data do mutirão, onde o morador recebe todas as orientações sobre o procedimento cirúrgico e a necessidade do Registro Geral do Animal (RGA). É preciso apresentar o documento de identidade, o CPF e o comprovante de endereço. No ato da inscrição não é necessária a presença do animal.

Confira o cronograma de mutirões.

Com informações da Prefeitura de São Paulo.