O Parque Nacional do Caparaó oferece 30 vagas para interessados em integrar o Programa de Voluntariado da unidade, que será realizado em três turmas. Na primeira fase, 10 vagas estão disponíveis para voluntários interessados.

Localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, este parque é um dos destinos mais procurados pelos adeptos do montanhismo no Brasil.

As trilhas do lugar levam a cachoeiras e piscinas naturais. Além disso, é possível observar deslumbrantes visuais da Serra do Caparaó e região, com belos espetáculos no alvorecer e no pôr do sol. O parque ainda abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude.

Quem quiser voluntariar no local, por meio do ICMBio, deverá fazer a inscrição até a próxima quarta-feira (16). As atividades previstas a serem realizadas são: Confecção de folheteria; Produção de materiais de apoio à interpretação ambiental da Unidade Divulgação de eventos e ações relacionadas ao Uso Público; Participação em oficinas para confecção de placas de sinalização; Sinalização de trilhas e atrativos; Apoio ao manejo de trilhas e demais áreas de visitação; Apoio à recepção e orientação de visitantes nos portais de acesso e centros de visitantes de Alto Caparaó – MG e Pedra Menina – ES; Apoio ao ordenamento e atividades de monitoria nas áreas de acampamento e atrativos; Apoio a coleta e controle da informação da visitação nas Portarias do PNC; Compilação e sistematização de dados da visitação; Aplicação de pesquisas de perfil e satisfação; Apoio à condução da visitação escolar e outros grupos organizados.

Mais informações você encontra no edital aqui e, para se inscrever, cadastre-se no Programa de Voluntariado aqui.