Imagine ficar um ano sem postar fotos no Instagram ou trocar vídeos engraçados com os amigos no WhatsApp. É mais ou menos isso que propõe a Vitaminwater, marca de águas vitaminadas, que pertence à empresa Energy Brands de Nova Iorque.

O desafio é sobreviver 365 dias apenas com um Nokia 3310. Para quem não se lembra, o clássico modelo foi lançado em 2000 – relançado no ano passado com um design repaginado -, e ficou conhecido como “tijolo”. Apesar dos novos ares, ele continua não sendo um smartphone, o que significa que não há como instalar aplicativos, sua memória interna é pouquíssima e possui uma câmera de apenas 2 MP. Mas, a ideia é exatamente essa: passar um ano longe do vício do celular e usá-lo somente para fazer chamadas ou, no máximo, enviar uma mensagem de texto.

Ao fim de um ano, o escolhido passará por um teste com detector de mentiras para comprovar que ele seguiu as regras do concurso. Se o participante passar, o 100 mil dólares será dele. Para um jovem, há que ser bastante resistente.

As inscrições estão abertas até 7 de janeiro de 2019 e os interessados a enfrentarem o desafio deverão usar a hashtag #nophoneforayear no Twitter ou no Instagram e descrever como seria um ano sem um smartphone. A equipe selecionará com base em originalidade/ criatividade, relevância, humor e qualidade da inscrição. Para ver todas as regras, acesse aqui.