livros crianças natureza
O interesse a admiração pela natureza pode vir com os livros. Foto: Aaron Burden | Unsplash
- Publicidade -

Despertar o apreço pela naturezapor meio da leitura e contação de histórias na infância, é cultivar o amor pelo mundo natural. É formar cidadãos que verdadeiramente se importarão com a preservação do meio ambiente na vida adulta.

Livros que mostram a vida vegetal e animal são estímulos para o apreço pela natureza.  Com eles, as crianças podem aprender como vivem os bichos e as plantas, e sentirem-se estimuladas a observar a natureza ao seu redor – aquela teia de aranha num cantinho do quintal ou até mesmo aquele capinzinho que insiste em brotar entre as fendas das calçadas na cidade.

Muitos adultos, amantes da natureza, recordam-se de histórias sobre o mundo natural lidas na infância. Tais livros ajudam a formar uma visão de mundo sistêmica, de vida sustentável, que contribuem para a alfabetização ecológica das crianças.

- Publicidade -
Foto: Ben White | Unsplash

Você se recorda de algum livro lido, quando criança, que tenha influenciado positivamente sua relação com o mundo vivo?

Há muitos livros sobre o mundo natural que despertam o interesse da criança pelos animais e pelas plantas, promovendo a conexão com a natureza.

Aproveite para contar para as crianças, antes de dormir, histórias sobre os bichos, as árvores, sobre lugares de natureza exuberante, e aventuras na floresta. Você também estará contribuindo para a formação de futuros leitores.

Veja algumas sugestões de livros para as crianças!

O MUNDO NUNCA DORME

Este livro convida as crianças a conhecer um universo paralelo que fervilha de vida enquanto elas dormem. O mundo pode parecer adormecido na calada da noite, mas não está. Enquanto damas-da-noite desabrocham e estrelas brilham, a natureza dá sequência ao ciclo da vida. Um gato que perambula pelas ilustrações é testemunha silenciosa, na casa e no quintal, das incontáveis vidas noturnas e diurnas.

Escrito por Natalie Rompella , ilustrado por  Carol Schwartz, Editora Melhoramentos

UM PASSEIO PELA NATUREZA

Um livro de capa dura, com janelinhas de espiar, que revela toda a riqueza e beleza do mundo natural: sementes germinando, flores brotando, pequenas criaturas espalhadas pelo mundo que são fundamentais para o equilíbrio da natureza.

Escrito por Libby Walden, ilustrado por Clover Robin, Editora Tiger Tales

OCEANOS

Quem são os habitantes do mar? Esta é uma jornada pelos oceanos que explora a grande floresta marítima de algas – seres marinhos exuberantes. Alguns são mestres do esconderijo e da camuflagem como o peixe-pedra que fica imóvel e engole animais que se aproximam dele ou ainda o peixe-camarão  que se esconde entre os espinhos do ouriço-do-mar. O livro fala sobre o vento e suas ondas, as marés, as criaturas que vivem nas profundezas do oceano.

Escrito por Matthew Oldham, ilustrado por Jane Newland, Editora Usborne

- Publicidade -