sistema reaproveitamento de água
Sistema pode coletar e reaproveitar até 90% da água usada no banho. Foto: Alberto Vasquez
- Publicidade -

O colombiano Alberto Vasquez desenhou um dispositivo capaz de armazenar a água do chuveiro, para que este recurso possa ser reutilizado por famílias que vivem em locais de seca e com acesso restrito à rede de água.  

A água do chuveiro pode ser reutilizada para atividades domésticas como a limpeza de pisos e de alguns objetos, além de servir para dar a descarga em vasos sanitários.

O inventor estima que com este pequeno sistema é possível economizar até 72 litros de água por pessoa diariamente, número que pode ser ampliado para parte da população colombiana, principalmente aquela com pouco acesso à água.

- Publicidade -

Alberto explica que a forma levemente côncava do sistema armazena cerca de 90% da água usada em uma ducha. O dispositivo vem com uma superfície granulada antiderrapante para evitar possíveis quedas.

Cada sistema conta com 4 compartimentos que se encaixam. Depois de usado no banho, o dispositivo deve ser desmontado e cada parte usada separadamente. O desenho destas partes foi pensado para tornar mais fácil a sua manipulação e, consequentemente, o uso da água.

Um outro uso bem interessante para o dispositivo pode ser nas duchas externas, comuns em casa de praia e campo. Normalmente esta ducha tem a função de refrescar ou de uma limpeza superficial, sem o uso de shampoo nos cabelos, por exemplo, o que torna a água coletada ainda mais útil para outros fins, como regar as plantas

- Publicidade -