- Publicidade -
Confira dicas para fazer seu dinheiro render mais para suas viagens.

Foi o poeta Mario Quintana quem afirmou que “viajar é mudar a roupa da alma” e, de fato, é difícil retornar de uma viagem da mesma maneira que partiu. A quebra de barreiras culturais e linguísticas, os novos sabores e paisagens descobertos e até os “perrengues”, são experiências que não têm preço. Ou melhor, até tem, mas em meio a uma crise econômica, guardar dinheiro para fazer tal investimento pode ser muito difícil.

- Publicidade -

Difícil, sim, mas não impossível. Veja abaixo algumas dicas para fazer seu dinheiro render mais para suas viagens.

Comece a investir

Aplicações em renda fixa, como tesouro direto, garantem baixo risco e uma rentabilidade superior à poupança. Esta é uma boa opção para quem deseja fazer uma viagem nacional. Já para viagens no exterior, o ideal é apostar em um fundo cambial, levando em consideração qual moeda precisará no destino.

Quem deseja fazer uma viagem em poucos meses deve apostar em investimentos mais conservadores e que não tenham carência para saque. Esse é o caso do Tesouro Selic e CDB (certificado de depósito bancário) com liquidez diária, ou seja, você poderá investir hoje e resgatar amanhã, independente do título possuir um vencimento, e sempre com rendimento.

Se você acha que é só para quem possui muito dinheiro, está enganado. Você consegue iniciar seus investimentos a partir de R$ 30, que é o caso dos investimentos do Tesouro Direto – e ainda fazer tudo pelo celular, a qualquer dia e hora, graças a aplicativos como o da Easynvest.

- Publicidade -

Economize

Deixe para comer na rua apenas em ocasiões especiais. Enquanto estiver no Brasil, atrele suas compras do cartão de crédito a programas de milhas e compre passagens com bastante antecedência. Acompanhe sites de promoção de viagens e, se possível, viaje na baixa temporada – passagens e estadias estarão mais baratas.

Quando o destino estiver determinado procure o máximo de informações sobre o local. “O ideal é fazer uma planilha com roteiro para quais lugares pretende visitar, estabelecer metas diárias de quanto dinheiro será preciso para cada dia”, sugere o Gerente Comercial da Easynvest, Fábio Macedo.

Compre a moeda aos poucos

E a dúvida que cerca muitos viajantes: Quando é melhor comprar a moeda? A verdade é que não há o momento certo, o ideal é sempre fazer preço médio – comprando em momentos diferentes do mercado. Pesquise os valores de casas de câmbio e, claro, evite fazer a troca em aeroportos, onde as taxas são menos vantajosas.

- Publicidade -

Cartão de crédito ou pré-pago?

A viagem acaba e o que resta? As faturas para pagar. Se a sua viagem for nacional, usar o cartão de crédito pode trazer algumas vantagens. Se o seu dinheiro estiver investido e dependendo da data de corte do seu cartão de crédito, você pode ganhar 30 ou 40 dias de rendimento ainda, até pagar as contas. Já em viagens ao exterior, há o risco de, no momento do pagamento da fatura, a moeda estar mais valorizada do que no momento da compra. Para evitar essa situação, o ideal é usar dinheiro ou cartão pré-pago durante a viagem.

Ter disciplina para guardar seu dinheiro e aprender como trabalhar ele, é ter responsabilidade financeira, o que ajudará a realizar muitos sonhos e certamente trará mais controle para todos os setores da sua vida.

Quer sair da poupança e investir melhor seu dinheiro, acesse aqui.

Veja também: Será que vale a pena comprar um carro?