Estão abertas as inscrições para atrações, atividades e conteúdos da quarta edição da Virada Sustentável, que acontece entre os dias 28 e 31 de agosto em diferentes locais da Grande São Paulo. Em 2013, o evento reuniu 695 atrações e atividades distribuídas em 152 locais, com público aproximado de 800 mil pessoas.

Entre as novidades do edital, está a possibilidade de diferentes formas de participação. Ao acessar o site da Virada Sustentável, a pessoa ou grupo poderá optar por inscrever um projeto, apoiar o evento com materiais, espaços livres e divulgação ou ainda trabalhar como voluntário. A data foi alterada (o evento ocorre sempre no mês de junho) em função da Copa do Mundo no Brasil.

O edital é aberto a artistas e grupos de diferentes modalidades (teatro, cinema, música, fotografia, artes plásticas etc.), organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais, entidades e escolas, cujos projetos tenham como conteúdo principal um ou mais temas relacionados a sustentabilidade, tais como consumo consciente, água, biodiversidade, mudanças climáticas, mobilidade urbana, cidadania e inclusão social, entre outros.

O conteúdo apresentado será analisado pela equipe de organização do evento e organizações parceiras e a divulgação dos selecionados ocorrerá entre o fim de maio e começo de junho. Poderão participar desde projetos que necessitem de cachê, estrutura e espaços para sua realização até projetos que só necessitem de divulgação (adesões) e queiram constar da programação oficial da Virada Sustentável, além dos apoios e do voluntariado. Não serão aceitos projetos de cunho partidário ou religioso ou que estimulem qualquer tipo de discriminação em função da raça, credo ou condição social.

Assim como em 2013, a Virada Sustentável terá quatro dias de programação gratuita e contará com diversas novidades, entre elas a presença de convidados internacionais. “Estamos fechando parcerias com companhias áreas e hotéis para que possamos trazer cabeças que vêm fazendo a diferença no mundo. E, claro, colocá-las em rodas de conversa inspiradoras na Virada”, explica o jornalista André Palhano, um dos coordenadores do evento. O edital de inscrições para o evento deste ano fica aberto até o dia 2 de junho no site, veja aqui.


Divulgação

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.