O slackline, popular em diversos países, caiu no gosto dos brasileiros. O esporte de equilíbrio é praticado sobre uma fita de nylon flexível suspensa a uma altura de no mínimo 30 cm do chão, esticada entre dois pontos fixos. O melhor é que de oito a oitenta não tem contra indicações: qualquer um pode se arriscar na modalidade.

O esporte movimenta e fortalece muitos músculos e, por isso,é muito praticado por surfistas, escaladores e skatistas. Ele proporciona uma série de benefícios físicos e mentais: melhora o equilíbrio e a postura, diminui o estresse, aumenta a força, melhora a concentração e a autoconfiança, fortalece o abdômen e previne lesões. Para a mente, os benefícios são consciência corporal, concentração, reação e coordenação.

Para começar, é essencial montar um kit e ter um ambiente propício para a prática. O lugar mais indicado é entre duas árvores fortes e maduras, com uma distância de no mínimo 30 cm entre elas. É importante usar a proteção de árvore para não prejudicá-la e não deixar danos causados pelo atrito. Na falta da proteção, que é uma fita, use um papelão, tapete ou isolantes térmicos para camping.

Se estiver iniciando, opte por uma fita de equilíbrio mais larga para evitar dificuldade ao se equilibrar e principalmente em aprender. A medida padrão das fitas para iniciantes é de 50mm (5cm), que é, geralmente, a largura dos pés. Para quem não sabe, só cabe um pé de cada vez na fita, por isso o esporte requer muito equilíbrio.

A tensão da fita também deve ser levada em consideração, pois deve aguentar muito peso e pressão. O material fica mais maleável de acordo com a pressão que aguenta. Ou seja, as fitas que aguentam mais toneladas ficam menos rígidas que as que aguentam menos toneladas.

Depois de montar o kit, o próximo passo é envolver uma das árvores com a fita que possui a catraca de tensão e passar por dentro da alça, chamado de 'loop'. O movimento deverá ser repetido na outra árvore. Alinhe a fita e passe-a por dentro da catraca de tensão. Pronto, seu material está pronto e o esporte pode ser praticado.

É normal encontrarmos dificuldades na primeira vez que tentamos nos equilibrar. Peça ajuda de alguém para segurar sua mão, enquanto enfrenta o desafio. Outra dica é tentar manter-se em pé na fita sem andar. Aos poucos arrisque os primeiros passos. Até mesmo os melhores atletas já tiveram dificuldade para aprender e a se manterem equilibrados.

Para desmontar o equipamento, puxe a alavanca menor no interior da catraca e empurre a alavanca principal para o outro lado. Quando chegar perto da fita, basta puxar novamente a alavanca menor e empurrar a alavanca principal em direção à fita.

O slackline possui algumas variações:


Waterline é a prática do slackline sobre a água. Pode ser feita em praias, piscinas ou rios.


Highline é praticado em grandes alturas, como pontes e montanhas. Esta modalidade exige muita experiência no esporte e também no alpinismo.


Longline é a prática de longa distância, geralmente com fitas de comprimento de 40 metros. Este tipo exige mais condicionamento, equilíbrio e concentração.


Trickline é a modalidade mais praticada do slackline, é realizada para fazer manobras, saltos e equilíbrio extremo.

A dica é da loja Nerea, que atua no ramo de esportes de aventura. 

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Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.