Projeto de turismo sustentável consegue financiamento através de crowdfunding

Com mais de 80 colaboradores, viagem ao Vale do Jequitinhonha arrecadou mais de R$ 16 mil na plataforma da Garupa.

A Raízes Desenvolvimento Sustentável é a idealizadora do primeiro projeto de Turismo Sustentável concretizado por uma plataforma de crowdfunding no Brasil. Com mais de 80 colaboradores, a campanha “Fazendo Arte com o Barro do Jequitinhonha” superou a meta estipulada e arrecadou mais de R$ 16 mil em 45 dias. A Raízes confirmou a viagem para janeiro de 2014.

“A parceria com a Garupa foi fundamental pra gente divulgar o nosso trabalho. Felizmente todo mundo abraçou a nossa causa de incentivar a prática sustentável e fornecer roteiros alternativos ao turismo. É um jeito de fazer negócios praticando o bem para as pessoas. Vamos trabalhar para oferecer uma viagem maravilhosa”, conta Marianne Costa, empreendedora e sócia da Raízes.


Divulgação/Raízes/Seppia 

Após arrecadar um valor superior ao estipulado pela Garupa, a Raízes vai presentear todos os colaboradores com suas recompensas. Entre os presentes estão adesivos, pop cards, artesanatos feitos à mão pelas artesãs do Vale e uma vaga na viagem ao Vale do Jequitinhonha com acompanhamento da curadora Maria Sônia de Pinho.

“Temos certeza de que faremos uma viagem inesquecível. A integração entre os viajantes e os moradores, o contato direto com a cultura e a chance de ver de perto e participar da produção de artesanatos são experiências que você só se vive lá no Vale”, afirma Mariana Madureira, empreendedora e sócia da Raízes.

A viagem será realizada de 21 a 26 de janeiro do próximo ano e visitará os pontos turísticos de Diamantina até a chegada ao Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Os visitantes passarão pela imersão na cultura na arte popular da região, além da participação na rotina da comunidade.

O roteiro inclui transporte a partir de Belo Horizonte, hospedagem em receptivos familiares de artesãs, alimentação orgânica e típica, oficinas de tratamento do barro, modelagem, oleio, pintura e queima. 

Para garantir um lugar nessa experiência cultural, os interessados devem acessar o site


Divulgação/Raízes/Seppia