Em comemoração ao Dia Mundial da Água, diversas programas estão marcados para este fim de semana. A programação vai desde a exposições que levam a reflexões sobre a importância da água, até atividades mais interativas, que envolvem adultos e crianças.

Shopping Penha

Despertar a curiosidade sobre a preservação da água é a proposta do Shopping Penha, ao oferecer aos clientes brindes com mensagens sobre esse recurso natural. Em paralelo, as crianças poderão aproveitar atividades interativas como o Aguatividade, um grande jogo de tabuleiro, em que as crianças aprenderão sobre meio ambiente, uso consciente da água e de energia elétrica enquanto caminha pelas casas do circuito proposto. 

Entre os dias 22 e 23, das 12h às 20h.  

Boavista Shopping

Imagine-se no fundo do mar. Essa é a proposta da ação Mergulhe nessa ideia, do Boavista Shopping, ao trazer aos clientes um grande tanque transparente, repleto de água e um painel ao fundo, representando o ambiente marítimo. Localizado na Praça de Eventos do piso G2, os visitantes terão acesso a um espaço entre essas duas estruturas, e trajados com diversos adereços e placas de mãos com frases de conscientização do consumo de água disponíveis no local, poderão tirar fotos com seus equipamentos eletrônicos, como celulares e máquinas fotográficas. As fotos tiradas darão a impressão de que os participantes estão no fundo do mar.

As promotoras presentes no local irão incentivar que os visitantes postem a imagem em suas redes sociais e compartilhem com seus amigos, divulgando a importância do uso consciente da água.

Entre os dias 22, 23, e 24, das 12h às 19h.

Shopping Campo Limpo

O público infantil que comparecer ao Shopping Campo Limpo no dia 22 de março ganharão kits com giz de cera e desenhos para colorir focados no uso racional da água.  Além disso, no domingo dia 24 de março as comemorações contarão com a presença da Sabesp que levará para o evento os personagens do Clubinho Sabesp (Super H2O, Gotucho e Gota Borralheira), que juntos com um grupo de atores farão apresentações teatrais sobre a importância da água, abordando o tema “Água. A Sabesp trata. Você cuida”. Brincando, as crianças irão aprender a como cuidar melhor do planeta, ajudando a economizar água.

Apresentações teatrais no dia 24, nos horários: 14h15 / 16h15 / 18h

Shopping Metrópole

Com ações diferentes a cada dia, o Shopping Metrópole foca na conscientização de seus clientes no consumo de água e energia. Para celebrar o Dia Mundial da Água, folhetos informativos e brindes serão entregue a todos os visitantes do empreendimento. Com dicas simples e fáceis, o folheto prova que pequenas mudanças de atitude e hábitos são capazes por grandes mudanças e economia em água.

Já para as crianças, o Shopping oferecerá apresentações teatrais no Espaço Kids, que, em parceria com a Sabesp, prometem levar mensagens do uso correto da água e cuidados com o meio ambiente.

Apresentações teatrais no dia 23, nos horários das 10h às 18h, e dia 24 de março das 14h às 20h.

Shopping Plaza Sul

A diversão de crianças, jovens e adultos está garantida no Shopping Plaza Sul. A atividade Mergulhe nessa ideia levará ao Piso 1 (em frente a loja C&A) do shopping um tanque transparente repleto de água com um painel ao fundo representando o ambiente marítimo, onde os visitantes poderão tirar fotos trajados com diversos acessórios, que estarão disponíveis no local, incluindo placas de mãos com mensagens de conscientização do consumo de água. Esses participantes ainda poderão postar as fotos em suas redes sociais. Além disso, eles receberão uma revistinha com dicas sobre economia de água e preservação do meio ambiente e brindes.

No Kids Place (espaço infantil, localizado no Piso 1, próximo ao fraldário), o Shopping Plaza Sul, em parceria com a Sabesp, também levará ao público infantil o filme Gota Borralheira, que explicará de forma lúdica os caminhos do fluxo de captação e tratamento de água e esgoto. Outras atividades disponíveis serão o jogo de tabuleiro de educação ambiental e desenhos para colorir.

Mergulhe nessa Ideia, no Piso , das 14h às 20h

Apresentação Gota Borralheira

Kids Place – Piso 1 (próximo ao fraldário)

Dia: 22, 23 e 24 de março

Seg a sexta: 12h às 20h / Sábado 10h às 22h / Domingo: 12h às 20h

Exposição Gotas

A mostra possui 26 imagens, sendo 11 inéditas que retratam belíssimas criações produzidas pela artista plástica Andrea Laybauer através da macrofotografia, técnica Splash que consiste em congelar o exato momento do choque entre a gota d’água em uma superfície líquida e a reflexão da imagem. 

Iniciativa da Editora Cultura Sub, a exposição ficará até 30 de abril de 2013, na Estação Clínicas, Linha 2 – Verde do Metrô.

Parque Estadual Cantareira (PEC)

 – Núcleo Cabuçu

A programação será dividida nos períodos da manhã e da tarde. As atividades começam dia 23 e terminam dia 24 de março. Serão oferecidas 40 vagas por período, totalizando 80 vagas ao dia. O evento é gratuito e os grupos serão formados por ordem de chegada ao parque.

 Manhã – 40 vagas:

10h às 10h30 – Visita ao museu;

10h30 às 10h50 – Visita na ETA (Estação de Tratamento de Água);

10h50 às 11h20 – Visita na Represa e Barragens do Cabuçu;

11h20 às 12h – Trilha do Sagüi;

12h – Encerramento.

 

Tarde – 40 vagas:

14h às 14h30 – Visita ao museu;

14h30 às 14h50 – Visita na ETA (Estação de Tratamento de Água);

14h50 às 15h20 – Visita na Represa e Barragens do Cabuçu;

15h20 às 16h – Trilha do Sagüi;

16h – Encerramento.

 

– Núcleo Engordador

O evento “Circuito da Água” acontece dia 23 de março e oferece programação educativa com as crianças da região. Na programação será feito um circuito com obstáculos, jogos e dinâmicas educativas sobre o tema voltado à água. Serão 80 vagas para crianças com idades entre 8 e 13 anos, as inscrições serão feitas dia 23 de março das 9h às 12h. Programação gratuita.

Circuito da Água

13h30 às 13h50 – Apresentação do parque;

13h50 às 16h – Circuito da Água;

16h – Premiação e encerramento.

– Núcleo Pedra Grande

O núcleo promove a “Trilha Monitorada em comemoração ao Dia da Água”. O visitante poderá conhecer a história do parque e a importância do uso consciente da água. A atividade acontece dia 24 de março e para participar é necessário agendamento com o núcleo pelo telefone. O período de inscrição vai até o dia 24 de março, das 8h às 16h30, atendimento nos dias de segunda a sexta-feira. Programação gratuita.

 Trilha Monitorada

10h30 às 11h – Apresentação do histórico da defesa das águas;

11h às 11h50 – Inicio da trilha monitorada, na Trilha da Bica;

11h50 às 13h – Chegada da trilha e caminhada para o viveiro de mudas;

13h – Descida ao anfiteatro para encerramento.

Programação Especial Virada Sustentável

O Mistério da Cultura e o Museu de São Paulo convidam para um concurso de desenho realizado pela Virada Sustentável. A ideia é colocar no papel os desejos sobre o futuro da cidade e como construir uma São Paulo melhor. Os desenhos selecionados serão expostos e utilizados serão expostos e utilizados na comunicação visual da Virada Sustentável 2013.

As atividades indicadas para crianças até 12 anos. Haverá distribuição gratuita de livros infantis. O evento ocorre na Marquise do parque Ibirapuera, próximo ao Mam, no próximo domingo (24) das 10h às 16h. 

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.