Paranapiacaba é um distrito que mescla história e ecoturismo, localizado na região da grande São Paulo. Pertencente à cidade de Santo André, o ponto turístico oferece atividades educacionais e muita aventura, em trilhas recheadas de cachoeiras.


Foto: Diogo Silvestre/Flickr

O destino possui fácil acesso, tornando-o uma ótima opção, principalmente para quem mora em São Paulo. O trajeto, entre a Praça da Sé – marco zero da capital paulista, até Paranapiacaba é de apenas 21,2 quilômetros percorridos de carro. No entanto, existe também a opção pelo trem turístico que liga os dois pontos, percorrendo 48km em 1h30 de viagem.


Foto: Alexandre Ferreira/Flickr

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é quem coordena o expresso turístico, que funciona somente aos domingos. O passeio promovido pela empresa inclui levar os passageiros a bordo de uma locomotiva tradicional da década de 50, totalmente reformada. Durante o trajeto os turistas passam por estações construídas pela empresa britânica São Paulo Railway, que datam de1867.


Foto: Matheus Gonçalves/Flickr

A construção desta linha ferroviária, no século XIX, trouxe muitos imigrantes ingleses, que influenciaram a região. Os reflexos desta “colonização” ainda são vistos nos patrimônios históricos preservados, que também geram grande interesse educacional.


Foto: iStock Photo

Aos aventureiros não faltam opções. Paranapiacaba reúne mais de dez trilhas, em níveis: leve, médio e pesado. Existem guias locais aptos a levar grupos de turistas aos passeios, que incluem também tirolesa, rapel e observação da fauna e flora locais.


Foto: Milton Jung/Flickr

Mesmo estando próximo a São Paulo, Paranapiacaba consegue se manter distante do desenvolvimento que cerca a metrópole. Portanto, é importante que os visitantes estejam preparados para realmente ter contato direto com a natureza. Leve repelentes, pois os borrachudos estão presentes em toda a região, inclusive nas trilhas, quanto a isso, o ideal é optar por roupas claras que atraem menos insetos. Vale lembrar também que Paranapiacaba é o distrito que mais chove no Brasil, portanto é essencial ter uma capa de chuva na mala.


Foto: Fernando Stankuns/Flickr

A região possui pousadas e pequenos hotéis e empresas turísticas disponibilizam calendários com atividades organizadas e previamente programadas para o ano todo.


Foto: Fernando Stankuns/Flickr

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.