- Publicidade -
Alimentação vegana e esporte
Foto: Maddi Bazzocco | Unsplash

É possível viver uma dieta baseada em vegetais e ter alto rendimento nos esportes? Atletas veganos provam que sim. Ao contrário do que muitos imaginam, uma alimentação vegana, quando bem planejada, pode atender todas as necessidades de forma balanceada. Para abordar o tema, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) lança o Guia de Nutrição Esportiva Vegana.

- Publicidade -

O guia oferece uma visão abrangente e detalhada das questões essenciais que envolvem a nutrição e o esporte sob uma perspectiva vegana. Segundo a SVB, é o primeiro do seu tipo no Brasil e um dos poucos no mundo.

prato vegano
Feijão, grão de bico, soja, ervilhas e outros vegetais são ótimas fontes de proteína. Foto: Dragne Marius | Unsplash

O material foi escrito pelo nutricionista Filipe Testoni, Coordenador do Departamento de Nutrição Esportiva da SVB, e organizado pela nutricionista Alessandra Luglio, Diretora do Departamento de Saúde e Nutrição da SVB.

Alimentação vegana e esporte

O Guia de Nutrição Esportiva Vegana aborda uma variedade de tópicos essenciais, cobrindo os aspectos do planejamento alimentar para os praticantes de exercícios físicos, desde o cálculo energético até a suplementação esportiva, incluindo entrevistas com atletas veganos e suas respectivas dietas como exemplos. Além disso, explora a história da nutrição vegana no esporte e a importância de adotar uma abordagem sistêmica, responsável e holística da nutrição.

alimentação vegana
Foto: Ella Olsson | Unsplash

“Esse é o resultado de anos de pesquisa e prática clínica na área da nutrição esportiva. Nosso objetivo é fornecer orientações práticas e baseadas em evidências para que possamos de uma vez combater mitos e inseguranças em torno do tema”, enfatiza Alessandra. A ideia, ainda segundo a nutricionista, é capacitar e estimular profissionais de saúde e aqueles que desejam adotar uma alimentação vegana voltada para a performance no esporte “promovendo, assim, não somente mais saúde para as pessoas, como também menos impacto negativo no planeta e a todos os seus seres”, completa.

- Publicidade -

Desmistificando

Com o lançamento do documentário “Dieta dos Gladiadores”, em 2019, e “Dieta dos Gêmeos – Você é o que você come”, em 2023, o interesse e a busca por informações sobre nutrição vegana no esporte aumentaram significativamente. No entanto, mitos e equívocos ainda persistem na sociedade em geral, desde praticantes de atividades físicas até profissionais de saúde e nutrição esportiva.

“A resistência à ideia de que uma dieta à base de plantas possa oferecer toda a nutrição necessária para um ótimo desempenho esportivo tem perdido força. O que ainda falta para que este tipo de alimentação se torne mais popular são informações sobre como, efetivamente, planejar e implementar estas mudanças de forma prática. O Guia da Nutrição Esportiva Vegana da SVB foi elaborado justamente com o propósito de preencher esta lacuna”, afirma o autor e nutricionista Filipe Testoni.

A SVB oferece a versão digital do guia gratuitamente. Baixe aqui o Guia de Nutrição Esportiva Vegana.

- Publicidade -