alimentação vegana
Foto: Daniela | Unsplash
- Publicidade -

Formada pela contração das palavras “vegan” e “january”, Veganuary é uma organização que convida as pessoas a experimentar uma alimentação vegana por 31 dias durante o mês de janeiro. O impacto positivo desse estilo de vida na saúde, no meio ambiente e na vida dos animais estão entre as razões para aceitar o desafio.

Com inscrição gratuita, a iniciativa oferece suporte personalizado gratuito, receitas fáceis, planos de alimentação e informações úteis para fazer a transição para uma alimentação vegana.

“Sabemos que as pessoas estão tentando fazer mudanças significativas em favor de sua saúde, do bem-estar dos animais ou para evitar contribuir para a destruição de nosso planeta, e Veganuary nasceu para ajudá-los, mostrando que eles podem fazer mudanças positivas em seu estilo de alimentação a partir de janeiro”, Mauricio Serrano, diretor da entidade na América Latina.

- Publicidade -

Janeiro Vegano 2022

A edição de 2021 do movimento reuniu mais de meio milhão de pessoas, sendo que o Brasil posicionou-se entre os 10 primeiros países com maior número de participantes na última versão do desafio.

O desafio chega este ano tendo como foco a emergência climática, buscando gerar consciência de como o veganismo pode ajudar a mitigar os efeitos das mudanças climáticas.

Foto: The Matter of Food | Unsplash

O propósito é apoiado em evidências, já que segundo dados da Calculadora da Pegada de Gases do Efeito Estufa Tuco, em uma semana seguindo uma alimentação vegana, uma pessoa poderia economizar 118 kg de CO2eq – um dos gases responsáveis pelo efeito estufa – em comparação com uma alimentação com produtos de origem animal.

Apoio de famosos

Todos os anos, importantes figuras públicas interessadas em experimentar uma alimentação à base de plantas, por vários motivos, juntam-se à Veganuary. Nesta edição, o ex-deputado federal, Jean Wyllys, as atrizes Lucélia Santos e Valentina Bulc, e o escritor, André Carvalhal, serão veganos durante um mês. São algumas das personalidades que querem fazer a diferença utilizando sua fama para conscientizar a população brasileira de que as mudanças que tanto desejamos, ano após ano, estão nas nossas mãos.

Do mundo da cultura e do entretenimento, o vocalista da banda Sepultura, Derrick Green, e a ativista Luisa Mell – ambos veganos há vários anos – participarão como embaixadores oficiais da iniciativa durante 2022, promovendo este estilo de vida e seus muitos benefícios.

No âmbito internacional, grandes personalidades como a tenista Venus Williams e a primatologista Jane Goodall também apoiaram a iniciativa e ofereceram receitas especiais para o Livro de Receitas das Celebridades Veganuary, que estará à disposição de todos os que se inscreverem no desafio. O livro contém, ainda, receitas do músico e dj dos Racionais, KL Jay e da Xuxa.

A Veganuary também lançou um curta de animação onde o personagem Pé Grande decide experimentar o veganismo para salvar o planeta. A atuação tem dublagem do ator Mateus Solano.

- Publicidade -