brigadeiro vegano de inhame
A receita vegana de brigadeiro surpreende os fãs do tradicional doce. Foto: Iké Natural
- Publicidade -

O brigadeiro faz parte da memória afetiva da maioria dos brasileiros. É item obrigatório em festas infantis e, por ser uma receita muito simples, pode ser feito em casa por qualquer pessoa.

Hoje existem muitas versões desse docinho, com pistache, leite ninho ou capim santo, porém a receita original – aquela com leite condensado, manteiga e chocolate em pó – ainda é a favorita da maioria das pessoas.

Com o crescimento do veganismo e com o surgimento de intolerâncias alimentares cada vez mais frequentes, uma outra tendência vem se apresentando: a dos brigadeiros “funcionais” e sem lactose. São inúmeras as receitas feitas com leite de amêndoas, castanha de caju e diversos outros leites vegetais, que substituem o leite de vaca tornando o brigadeiro novamente acessível a todos.

- Publicidade -

O brigadeiro vegano de inhame, por exemplo, é uma das sobremesas mais pedidas pelos clientes na Iké Natural Comida Vegana. Pode parecer estranho que um doce tradicionalmente conhecido pela doçura possa ter bons resultados quando feito a partir de um tubérculo, mas as diferenças são mínimas; meus clientes inclusive preferem a minha versão por ser menos doce e ter o sabor do chocolate mais presente do que o de açúcar. E os pais ficam muito satisfeitos de fazer as crianças comerem inhame de alguma forma.

Brigadeiro vegano de Inhame

Ingredientes

550 g de inhame cozido

270 g de açúcar demerara

350g de chocolate meio amargo em barra ou gotas (procurar por chocolates sem leite na composição)

40 g de óleo de coco sem sabor

100 ml de leite de soja

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

Descascar e cozinhar os inhames até ficarem macios. Descartar a água.

Bater no liquidificador os inhames, a essência de baunilha, o açúcar e o leite de soja, até que vire um creme liso e homogêneo.

Levar o creme para uma panela antiaderente e cozinhar em fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone. Cuide para que o creme não grude nas laterais ou no fundo da panela.

Quando o creme de inhame mudar de tonalidade e adquirir uma coloração caramelo claro, adicionar o óleo de coco. Continuar mexendo sem parar.

A massa deve engrossar ao ponto de formar um caminho ao passar a espátula no fundo da panela. O ponto de brigadeiro é quando a massa engrossa e desgruda totalmente do fundo da panela.

Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado ou em gotas. Misture vigorosamente, até que ele derreta e esteja totalmente incorporado à massa.

Num refratário previamente untado, coloque a massa para descansar. O ideal é que ela descanse de um dia o outro na geladeira antes de enrolar.

Quando a massa estiver firme, enrole as bolinhas e cubra com o granulado de sua preferência, com cacau em pó ou com nibs de cacau.

- Publicidade -