- Publicidade -

Brigadeiro vegano de inhame

Esta versão vegana do tradicional brigadeiro ressalta o sabor de chocolate e agrada adultos e crianças

brigadeiro vegano de inhame
A receita vegana de brigadeiro surpreende os fãs do tradicional doce. Foto: Iké Natural

O brigadeiro faz parte da memória afetiva da maioria dos brasileiros. É item obrigatório em festas infantis e, por ser uma receita muito simples, pode ser feito em casa por qualquer pessoa.

- Publicidade -

Hoje existem muitas versões desse docinho, com pistache, leite ninho ou capim santo, porém a receita original – aquela com leite condensado, manteiga e chocolate em pó – ainda é a favorita da maioria das pessoas.

Com o crescimento do veganismo e com o surgimento de intolerâncias alimentares cada vez mais frequentes, uma outra tendência vem se apresentando: a dos brigadeiros “funcionais” e sem lactose. São inúmeras as receitas feitas com leite de amêndoas, castanha de caju e diversos outros leites vegetais, que substituem o leite de vaca tornando o brigadeiro novamente acessível a todos.

O brigadeiro vegano de inhame, por exemplo, é uma das sobremesas mais pedidas pelos clientes na Iké Natural Comida Vegana. Pode parecer estranho que um doce tradicionalmente conhecido pela doçura possa ter bons resultados quando feito a partir de um tubérculo, mas as diferenças são mínimas; meus clientes inclusive preferem a minha versão por ser menos doce e ter o sabor do chocolate mais presente do que o de açúcar. E os pais ficam muito satisfeitos de fazer as crianças comerem inhame de alguma forma.

Brigadeiro vegano de Inhame

Ingredientes

550 g de inhame cozido

- Publicidade -

270 g de açúcar demerara

350g de chocolate meio amargo em barra ou gotas (procurar por chocolates sem leite na composição)

40 g de óleo de coco sem sabor

- Publicidade -

100 ml de leite de soja

1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo

Descascar e cozinhar os inhames até ficarem macios. Descartar a água.

Bater no liquidificador os inhames, a essência de baunilha, o açúcar e o leite de soja, até que vire um creme liso e homogêneo.

Levar o creme para uma panela antiaderente e cozinhar em fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone. Cuide para que o creme não grude nas laterais ou no fundo da panela.

Quando o creme de inhame mudar de tonalidade e adquirir uma coloração caramelo claro, adicionar o óleo de coco. Continuar mexendo sem parar.

A massa deve engrossar ao ponto de formar um caminho ao passar a espátula no fundo da panela. O ponto de brigadeiro é quando a massa engrossa e desgruda totalmente do fundo da panela.

Desligue o fogo e acrescente o chocolate picado ou em gotas. Misture vigorosamente, até que ele derreta e esteja totalmente incorporado à massa.

Num refratário previamente untado, coloque a massa para descansar. O ideal é que ela descanse de um dia o outro na geladeira antes de enrolar.

Quando a massa estiver firme, enrole as bolinhas e cubra com o granulado de sua preferência, com cacau em pó ou com nibs de cacau.