Fim de semana chegando e uma boa pedida para o fim de semana é preparar um bolinho com as nozes que talvez sobraram da cesta natalina. Nutritiva, ela é fonte de proteína, magnésio, cálcio e zinco e fibras. Há uma pesquisa, conduzida por norte-americanos, onde afirma que ingerir uma porção de nozes por dia ajuda a baixar o mau colesterol.

Quem ensina o preparo abaixo é a franquia Divino Fogão:

Ingredientes:

Massa:

2 e ½ xícaras de chá de farinha de trigo tradicional
¾ xícara de chá de açúcar mascavo
¼ xícara de chá de açúcar cristal ou demerara
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
50g de nozes picadas grosseiramente
50g de nozes para decorar
½ colher de chá de sal
Raspas de uma laranja
½ xícara de óleo de girassol ou manteiga sem sal derretida
150ml de suco de laranja
2 ovos grandes
1 colher de chá de essência de baunilha
Cobertura (ganache de chocolate branco):
300g de chocolate branco
200g de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar mascavo, o açúcar cristal, o bicarbonato, as raspas de laranja, as nozes e o sal. Reserve. Em um recipiente, bata os ovos ligeiramente. Junte o óleo, o suco de laranja e a essência de baunilha. Despeje sobre a mistura de farinha e misture.

Importante: não use batedeira. De preferência, use uma espátula, mas não misture muito, apenas o suficiente para que os ingredientes se incorporem. A massa vai ficar meio pesada. Despeje a mistura na forma de bolo e leve para assar entre 50 a 60 minutos. Deixe o bolo esfriar totalmente e retire da forma.

Para finalizar, prepare a cobertura (ganache). Pique o chocolate branco e o derreta em banho maria, junto com a manteiga, misturando bem. Desligue o fogo, adicione o creme de leite e misture até a ganache ficar homogênea. Cubra o bolo com a ganache e decore com nozes inteiras.