O fim de semana é o tempo merecido para relaxar após uma semana de muitos compromissos. Para alguns, ele vem acompanhado de festas, músicas e bebidas alcoólicas. Hoje, separamos uma receita para reaproveitar a entrecasca do melão, muitas vezes jogada fora junto com a casca por não ser tão doce. Você pode tanto fazer um drink não alcoólico, como acrescentar rum para fazer um mojito.

Serão necessários os seguintes ingredientes:

– Entrecasca de melão;

– 1 litro de água com gás;

– Suco de 4 limões;

– 8 colheres de sopa de açúcar;

– Hortelã.


| Foto: iStock Photo

A preparação é simples:

Bata o suco de limão com um pouco de água, a entrecasca do melão e o açúcar. Em seguida peneire essa mistura. Adicione a água com gás e sirva com hortelã e pedras de gelo a gosto. A água pode ser trocada por rum. A receita rende dez porções.

O mojito sustentável é uma boa dica para quem pretende ficar em casa descansando e para os que têm uma jornada de trabalho que se estende ao longo do fim de semana. A receita foi elaborada pela ONG Banco de Alimentos e faz parte do livro “Gourmet & Sustentável: Cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos”.

A  ONG Banco de Alimentos tem o objetivo de reduzir a fome combatendo o desperdício de comida. Uma de suas propostas é ensinar como utilizar as partes não convencionais dos alimentos para fazer pratos saborosos e nutritivos. Para conhecer mais o trabalho desenvolvido pela ONG clique aqui.

Lembre-se que bebidas alcoólicas não devem ser consumidas em excesso, nem por menores de idade. Se beber, não dirija!

Redação CicloVivo

Avatar
Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.