Boa parte dos nutrientes dos alimentos está nas cascas, às vezes elas têm até mais vitaminas do que a própria polpa. A banana é um bom exemplo disso. O potássio é um dos principais componentes desta fruta e, segundo estudo realizado para o projeto Alimente-se Bem, do Serviço Social da Indústria (Sesi), a casca da banana possui 0,9g deste nutriente, o dobro da quantidade encontrada na polpa.

Uma dica para aproveitar este alimento em sua totalidade é usando as cascas para a fabricação de doces, entre eles bolos caseiros. A receita abaixo é uma das alternativas para reaproveitar esses nutrientes que seriam desperdiçados.

Ingredientes

Massa:

– 4 cascas de banana

– 2 ovos

– 2 xícaras de chá de leite

– 2 colheres de sopa de margarina

– 3 xícaras de chá de açúcar

– 3 xícaras de farinha de rosca

– 1 colher de sopa de fermento em pó

Cobertura:

– ½ xícara de chá de açúcar

– 1 ½ xícara de chá de água

– 4 bananas

– ½ limão

Preparo:

Lave as bananas e descasque. Separe quatro xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Misture as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio preaquecido por 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

Redação CicloVivo

Arquiteta e urbanista com formação em desenvolvimento sustentável pela University of New South Wales, em Sidney, Austrália. Fundou o CicloVivo em 2010 com a proposta de falar sobre sustentabilidade de forma divertida e descomplicada. Acredita que o bom exemplo é a melhor maneira de influenciar pessoas e que a simplicidade é a chave para vivermos em harmonia.