Sob a bandeira de Tiaki – Care for New Zealand, a indústria lançou a Tiaki Promise, uma incentiva que convida todos os visitantes a viajar pela Nova Zelândia de maneira a manter a segurança, proteger o meio ambiente, respeitar todas as culturas e preservar o país para as futuras gerações.

Tiaki significa “cuidar de pessoas e lugares” na língua nativa da Nova Zelândia, Te Reo Māori, e a Tiaki Promise é um convite para os visitantes cuidarem da Nova Zelândia ao lado dos kiwis.

O presidente-executivo da Tourism New Zealand, Stephen England-Hall, diz que todos têm a responsabilidade de cuidar da Nova Zelândia e que a iniciativa capta a conexão que os neozelandeses têm com sua casa. “A Nova Zelândia é conhecida por sua recepção calorosa aos visitantes e a Tiaki Promise inspira-se nisso para convidar o mundo a ficar do nosso lado, para que nossa casa possa ser aproveitada pelas gerações futuras, tanto de kiwis quanto de visitantes. Ela lembra as pessoas da importância de viajar com responsabilidade enquanto desfrutam do que nosso país tem a oferecer, deixando claro quais os comportamentos esperados, como colocar o lixo nos cestos, dirigir com segurança e mostrar cuidado e consideração por todos”, diz ele.

Os visitantes da Nova Zelândia aprenderão sobre a Tiaki Promise antes de chegar e enquanto estiverem viajando pelo país. E podem mostrar seu apoio nas mídias sociais usando a hashtag #tiakipromise.

Cultura e tradição

O conceito da Tiaki Promise tem como base a cultura e a tradição do povo Māori. Os Māori acreditam que todas as coisas estão interconectadas: as pessoas e a terra são uma só.

Como filhos de Papatūānuku (a Mãe-Terra), os Māori acreditam que têm o dever de cuidar dela, de Ranginui (o Pai Celeste) e de todos os seus filhos. Com essa conexão profunda, vem o respeito, a reciprocidade e a crença de que, se você cuidar da terra, a terra cuidará de você. Embora fundado na tradição Maori, esse conceito tornou-se parte da cultura coletiva da Nova Zelândia como nação e é conhecido como kaitiakitanga.

O símbolo da Tiaki Promise reflete os quatro domínios centrais que moldam o ambiente natural da Nova Zelândia: Ranginui é o Pai Celeste, Tāne Mahuta é a Floresta,Papatūānuku é a Mãe-Terra e Tangaroa representa os oceanos, rios e lagos.

Colaboradores

Tiaki – Care for New Zealand é uma colaboração de sete organizações-chave do setor público e privado – Air New Zealand, Tourism New Zealand, o Departamento de Conservação, o Governo Local da Nova Zelândia, New Zealand Māori Tourism, Tourism Holdings Ltd e Tourism Industry Aotearoa.

O Ministro do Turismo, Kelvin Davis, anunciou a iniciativa na capital Wellington em nome do grupo.

O diretor-executivo da Air New Zealand, Christopher Luxon, diz que Tiaki – Care for New Zealand está ligado ao cuidado com as pessoas e com a terra. “Além de contar com o apoio de nossos visitantes para cuidar do meio ambiente, queremos que eles viajem pela Nova Zelândia com segurança e tenham uma experiência fantástica. A TiakiPromise é uma forma de compartilhar nossa cultura e aquilo que é importante para os neozelandeses com nossos visitantes, para que eles tenham uma experiência e uma compreensão mais profunda da Nova Zelândia.”

A iniciativa será promovida amplamente por todas as organizações participantes e pela indústria do turismo da Nova Zelândia. As informações estarão inicialmente disponíveis em inglês, Te Reo Māori, alemão e chinês, seguidos por outros idiomas.

A Tiaki Promise será promovida através dos sites www.tiakinewzealand.co.nz e www.newzealand.com e nos serviços internacionais da Air New Zealand. O vídeo da TiakiPromise também será disponibilizado para companhias internacionais que operam voos para a Nova Zelândia, ajudando a espalhar o conceito entre os visitantes assim que embarcarem em sua viagem.