“Sons do Pantanal”: para quem acha que ainda está tudo bem
Projeto chama atenção para as queimadas da região centro oeste do País.
Projeto chama atenção para as queimadas da região centro oeste do País.
Em 2020, o Brasil registrou números históricos de queimadas no Pantanal. Mas a maioria dos brasileiros continua de olhos fechados para o problema e assistindo passivamente a maior planície alagada contínua do mundo virar um deserto. Na tentativa de abrir os olhos de quem não ainda não entendeu o tamanho do problema, um grupo de profissionais da publicidade criou o “Sons do Pantanal”.
O projeto trata-se de uma meditação guiada que desafia o espectador a deixar seus olhos abertos por 15 minutos, enquanto imagens e sons reais de uma floresta em chamas são acompanhadas por uma voz suave que narra dados recentes das queimadas no Pantanal.
O insight surgiu quando os idealizadores da campanha perceberam que durante o tempo de uma simples meditação de 15 minutos, quase 1 milhão de metros quadrados queimaram em média no Pantanal este ano. A partir daí, eles decidiram que uma realidade tão absurda não poderia continuar adormecida na consciência dos brasileiros.
“Durante a meditação, ao invés de relaxar, a intenção do Sons do Pantanal é incomodar, deixar um questionamento sobre o quanto o Pantanal e todas nossas vegetações nativas têm sofrido com queimadas e desmatamentos ilegais. Nosso objetivo foi, realmente, abrir os olhos de quem acha que está tudo bem”, explica o publicitário Lucas Santos, um dos idealizadores da campanha.
Quem quiser assistir a meditação basta acessar aqui: https://youtu.be/MsqahrPtXxw.
O projeto também conta com um perfil no Instagram @sonspantanal.
Ficha Técnica do Vídeo:
Redatores: Augusto Meira e Ricardo Millani
Diretores de Arte: Lucas Santos, Gustavo Andrade e Kevin Quintieri
Motion: Lucas Santos e Gustavo Andrade
Produtora de Áudio: SQUAD
Direção Executiva: Dario Forghieri, Zi Nammur, Hans Zeh
Coordenação de Áudio: Karina Coviello
Mixagem e Masterização: André D’Ávila
Locução: Carô Carvalho