- Publicidade -

Para celebrar a semana do meio ambiente, prefeituras, escolas e ONGs deram início à programação ecológica. Espalhados pelas regiões do Brasil, os eventos levam conceitos sustentáveis a toda população interessada no desenvolvimento do país.

Em 1972 o dia 5 de junho foi estabelecido como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para que a data seja comemorada, anualmente, é dedicada uma semana aos temas ambientais. Desde o início desta comemoração vários eventos relacionados a tais questões acontecem por todo o Brasil.

Na última quinta-feira (26), a prefeitura deu início a programação com a implantação do projeto Ecoclube, em Barra Mansa, Rio de Janeiro. Ao longo desta semana haverá exposição de fotos e de artesanato, apresentações culturais, plantio de mudas nativas da Mata Atlântica, ecoturismo, entre outras atividades.

- Publicidade -

A partir do mês de junho serão apresentados projetos desenvolvidos pela cidade, como o de Recuperação de Nascentes, os trabalhos desenvolvidos na Associação dos Artesãos e na Fazenda Bonsucesso, como o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e o Corredor Ecológico.

Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marco Chiesse, o evento deve atingir o máximo de pessoas possíveis. “Todos os anos comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e montamos uma programação variada para incentivar a comunidade, as escolas e toda população a parar e refletir sobre o meio ambiente. Buscamos incentivar e orientar as pessoas quanto à preservação ambiental tornando-as multiplicadoras.”

A Eletrobrás Eletronuclear começou, nesta segunda-feira (30), uma programação com diversas atividades culturais, educacionais e esportivas com alunos da rede pública de Angra dos Reis, município do Rio de Janeiro.

Para o coordenador do evento, Ricardo Donato, a consciência da população aumentou e isso deve ser comemorado.

“Queremos aproveitar esse momento para aproximar as pessoas do meio ambiente e fazê-las refletir. Alguns podem dizer que temos menos a comemorar e mais a nos preocupar, mas a verdade é que hoje temos mais consciência dos problemas ambientais do que tínhamos há dez, 15 anos e isso é muito bom. Os eventos têm esse objetivo também: de fazer cada um pensar na forma que pode contribuir para a sustentabilidade do planeta”, afirmou à Agência Brasil.

Os estudantes poderão visitar o Projeto Pomar, participar de uma caminhada pela Trilha Porá (área de Mata Atlântica preservada) conhecer o funcionamento da Central de Compostagem, onde resíduos vegetais da companhia, como galhos, folhas e capim, são transformados em adubo.

Em Taubaté, no estado de São Paulo, começa na próxima quarta-feira (1) a semana do meio ambiente programada pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade. Como parte da programação, a Prefeitura de Taubaté oferece palestras, oficinas, plantio de mudas, apresentações teatrais e trilhas ecológicas durante a semana.

As atividades serão realizadas no Parque Municipal Vale do Itaim. Neste local, haverá diversas palestras que falam sobre poluição e preservação de águas, Sustentabilidade e economia; e reciclagem.

No nordeste, as comemorações começam nesta terça-feira (31). A Biblioteca Pública de Olinda, em Pernambuco, promove uma exposição coletiva de reciclados. A mostra “Meu Lixo, Teu Lixo, Nosso Lixo é uma Arte: Uma Contribuição à Sustentabilidade Ambiental”, já está aberta.

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem, os artistas locais produzem pinturas, esculturas e artigos de moda a partir de materiais que muitos consideram apenas lixo.

Na abertura também terá oficinas de musicalização para as crianças além de feira de artesanato, roda de diálogo sobre coleta seletiva e sustentabilidade ambiental e  exibição de um filme referente a temáticas do meio ambiente. A exposição é gratuita e permanecerá aberta até dia 24 de junho.  

As comemorações da semana do meio ambiente já começaram. Seja com uma palestra, plantando uma árvore ou aprendendo a fazer coletiva seletiva o importante é participar e compartilhar um mundo mais sustentável. Para saber sobre outros eventos, consulte a agenda do CicloVivo. Com informações da Agência Brasil, prefeitura de Taubaté, governo de Pernambuco e A Voz da Cidade.

Redação CicloVivo

- Publicidade -