- Publicidade -

Reflorestamento na região amazônica inclui agrofloresta

Área de compensação ambiental recebeu 17 mil mudas, incluindo pés de café para geração de renda para comunidades de Apuí

Muvuca de sementes. Foto: Fernando Sant’Ana | IHS

A IHS Brasil, parte do grupo IHS Holding Limited, tinha como compromisso recuperar a floresta em uma área equivalente à usada pelo seu programa de construção de torres de 2021. Em parceria com o Idesam, uma ONG ambiental que se dedica a encontrar soluções para os desafios sociais e ambientais da região amazônica, a empresa optou por uma compensação ambiental que inclui sistemas agroflorestais, combinando árvores nativas e culturas agrícolas. Segundo o Idesam, o potencial estimado de captura de carbono da área reflorestada é de 2.286 tCO2.

- Publicidade -
produção de café em agrofloresta
O café é uma ótima cultura para sistemas agroflorestais. Foto: Fernando Sant’Ana | IHS

A ação inclui o plantio de mais de 17 mil mudas, cobrindo nove hectares. Entre as espécies estão pés de café, uma das espécies que mais se adapta ao plantio agroflorestal já que se adapta bem à sombra das árvores maiores, garantindo uma boa safra e renda para produtores da cidade de Apuí, onde vivem mais de 20 mil pessoas.

“Nosso objetivo é promover uma economia nova, inclusiva e sustentável na região amazônica, criando conexões e soluções para as comunidades locais, proporcionando caminhos inovadores para a mitigação das mudanças climáticas e geração de renda sustentável”, explica Paola Bleicker, diretora Executiva do Idesam.

café agrofloresta
Foto: Fernando Sant’Ana | IHS

Com altas taxas de desmatamento, Apuí, localizado no estado do Amazonas, é uma área estratégica para o desenvolvimento da produção cafeeira em pequena escala. Esta iniciativa, combinada com novas técnicas de produção, ajuda a proporcionar um rendimento alternativo e sustentável às comunidades locais. Em 2024, está previsto o plantio de mais cerca de 7,9 mil mudas por meio dessa parceria, recuperando mais quatro hectares de áreas degradadas.

agrofloresta na região amazônica
Agrofloresta na região amazônica. Foto: Fernando Sant’Ana | IHS

“Estamos comprometidos em apoiar as comunidades próximas de nossas torres e continuar a trabalhar com parceiros externos para ajudar a melhorar a qualidade de vida e salvaguardar a preservação ambiental. A colaboração com o Idesam nos permitiu oferecer uma iniciativa focada na comunidade que ajuda a limitar os danos ambientais juntamente com nossas atividades de construção de torres”, finaliza Michel Levy, CEO da IHS Brasil.

- Publicidade -
reflorestamento muda
Foto: Fernando Sant’Ana | IHS