- Publicidade -

O relatório feito pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), "América Latina e Caribe: Perspectivas para o Meio Ambiente" aborda os diversos desafios ambientais enfrentados pela região.

O documento classifica a escassez de água, a rápida urbanização, a degradação de zonas costeiras e a perda de florestas, como os principais desafios para o meio ambiente. O estudo ainda destaca que, entre 1990 e 2004, a demanda por água cresceu 76%, devido ao crescimento populacional.

Elogios e advertências

- Publicidade -

O Pnuma diz que região é rica em biodiversidade e que já existe um consenso sobre a necessidade de soluções ambientais na América Latina e no Caribe. Porém, a organização adverte que os governos e a sociedade civil precisam trabalhar juntos para tomar medidas contra a destruição ambiental.

O Brasil – líder mundial de reciclagem – foi citado como um bom exemplo no relatório. Só a indústria de reciclagem nacional chega a empregar 170 mil pessoas.

O Uruguai também foi elogiado por estimular o uso de fontes alternativas de combustível, assim como o Caribe, pelas suas práticas de energia no setor de turismo

O Pnuma afirma que algumas práticas políticas deverão ser alcançadas no período preparatório para a reunião do Rio + 20, que será sediada no Brasil, em 2012.

Com informações do site da ONU

+ China sofre com a contaminação de suas águas

+ Cota anual de recursos naturais acabará em agosto de 2010

- Publicidade -