- Publicidade -

Ouro é extraído de forma sustentável na Colômbia

Um mineiro criou uma alternativa mais sustentável para a extração do ouro no meio da selva, na Colômbia. A técnica utilizada na mina não usa químicos tóxicos nem provoca desmatamento extensivo da floresta.

Um mineiro criou uma alternativa mais sustentável para a extração do ouro no meio da selva, na Colômbia. A técnica utilizada na mina não usa químicos tóxicos nem provoca desmatamento extensivo da floresta.

- Publicidade -

Para Américo Mosquera, extrair ouro das minas não é sinônimo de danos ambientais. O mineiro mora na floresta tropical do noroeste colombiano e junto com 144 famílias integra uma cooperativa que coloca o meio ambiente em primeiro lugar.

O processo começa com a remoção da terra, que é empilhada. Depois, Mosquera utiliza um líquido viscoso extraído das folhas de uma árvore para separar o ouro das impurezas naturais. Ele afirma que se a mina usasse um maquinário no lugar das técnicas tradicionais, a devastação seria imensa.

O mineiro faz parte da Associação do Ouro Verde, um projeto comunitário de mineração, que rendeu um prêmio da ONU à sua fundadora, Catalina Cock. “Uma das coisas que mais impressionaram quando visitei a região foi que as pessoas estavam literalmente sentadas em uma mina de ouro e passando fome”, disse ela.

Há poucos quilômetros desta mina existem outras que utilizam máquinas para escavar, por isso a vegetação deu lugar a um processo de derrubada de floresta e químicos, que contaminam o solo e a água. Muitos tratores são usados neste procedimento de separação de ouro e rochas. De acordo com a BBC Brasil, um relatório sigiloso do governo afirma que pelo menos 220 mil hectares da floresta estão dominados por mineiros legais, muitos ligados a grupos armados como as Farc.

- Publicidade -

Na contramão, a Associação Ouro Verde conquista o mercado na Inglaterra, Finlândia e Canadá tendo, inclusive, selos internacionais como o “Fair Trade” que significa “Comércio Justo”. Esta certificação é uma iniciativa que agrega responsabilidade social, sustentabilidade e competitividade para pequenos e médios produtores.

São produzidos cerca de seis quilos de ouro anuais. O volume ainda é insuficiente para atender a demanda por causa do método utilizado. Mesmo assim, a Ouro Verde persiste em dar continuidade à iniciativa de desenvolvimento sustentável.

O dinheiro arrecadado com o processo vai para um fundo comunitário que é reinvestido em mineração ou dividido pelas famílias. Com informações do iG.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter