Mucilon 1 milhão de árvores Mata Atlântica
Foto: Pixabay

Serão plantadas 1 milhão de árvores no Sul da Bahia, contribuindo com o reflorestamento da Mata Atlântica. Desse total, a estimativa é que 500 mil mudas serão plantadas ainda em 2020.

A ação é uma iniciativa da Mucilon, marca de cereal infantil, que vai conduzir, no Brasil, parte de uma ação global de sustentabilidade do grupo Nestlé totalizando o plantio de 3 milhões de árvores na América Latina.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica foi escolhida para receber as novas árvores por sua grande importância, riqueza e presença no território brasileiro. O objetivo é contribuir para ampliar a quantidade de área verde, abrangendo aproximadamente 1,2 mil hectares de mata reflorestada, além de restaurar mais de 100 espécies arbóreas, incluindo algumas que estão em risco de extinção.

A lista de espécies contempla mudas de pombeira, ipê roxo, jatobá, ingá, embaúba, caroba branca, araribá, boleira, sapucaia e palmito juçara, entre outras. A iniciativa também promove o desenvolvimento local, com a geração de empregos na cadeia de restauração, que vão desde a coleta e beneficiamento de sementes, passando pela produção de mudas e pelo plantio.

A área reflorestada é formada por parques nacionais, além de áreas de Reserva Legal, de proteção permanente (APP), de proteção ambiental (APA), e comunidades indígenas.

A ação será conduzida com a parceria com a instituição internacional One Tree Planted, que está coordenando o projeto com as ONGs brasileiras Natureza Bela, Programa Arboretum e Organização de Conservação de Terras do Baixo Sul da Bahia (OCT).

Legado para as próximas gerações

O projeto é uma ação de Mucilon, por meio da iniciativa “Mucilon: Cuidando do Planeta para o Seu Filho”. Como parte da ação da marca, os consumidores serão convidados a dedicarem uma das 1 milhão de árvores plantadas a uma criança, e receberão um certificado com o número da árvore e nome da criança que recebeu a dedicatória.