- Publicidade -

Minnesota vai pagar moradores para que plantem flores em seus gramados

A iniciativa é um esforço para retardar o colapso da população de abelhas no estado.

gramado tradicional norte-americano com flores rasteiras
A proposta é combinar o gramado com flores rasteiras | Foto: iStock

O estado de Minnesota, nos EUA, ajudará os proprietários de casas com jardins a transformarem seus tradicionais gramados norte-americanos, que parecem verdadeiros tapetes verdes, em habitats mais amigáveis ​​às abelhas.

- Publicidade -

O estado destinará um fundo de 900 mil dólares para ajudar os proprietários a plantar flores silvestres, trevos e gramíneas nativas -, o valor cobre grande parte do custo da conversão de gramados tradicionais. A iniciativa é um esforço para retardar o colapso da população de abelhas no estado.

Apesar de preservar todas as espécies e polinizadores, o programa tem o objetivo específico de salvar a abelha da espécie Bombus affinis. Nativa da região, teve um declínio de 87% desde a década de 1990 devido a fatores climáticos, pesticidas, perda de habitat, fragmentação populacional e doenças. Em 2017 ela entrou para lista de espécies ameaçadas de extinção.

Como vai funcionar

O programa, que deve ter início no ano que vem, cobrirá até 75% do custo de cada projeto de conversão e até 90% em áreas mapeadas com “alto potencial” para abrigar abelhas da espécie. Os valores dos benefícios devem ficar entre 150 e 500 dólares, dependendo de sua localização.

gramado versus gramado com flores rasteiras
Gramado tradicional norte-americano e o gramado proposto pelo projeto, com grama mais alta e flores silvestres. | Fotos: iStock
Gramado com flores silvestres
Gramado com flores silvestres como o dente-de-leão | Foto: iStock

Gramados floridos

“A perda de pradarias nativas e de outros habitats silvestres em todo o país tornou as leis de florescimento nos subúrbios e nas cidades cada vez mais importantes para os polinizadores”, disse James Wolfin, pesquisador sobre o habitat das abelhas na Universidade de Minnesota.

- Publicidade -

Sua pesquisa se concentrou em “gramados para abelhas”, quintais que foram semeados com pequenas flores, como trevo-branco, tomilho rasteiro, erva-férrea e dente-de-leão. “A ideia é deixar as flores rasteiras crescerem junto à grama. Apenas não tratar o trevo branco como uma erva daninha e deixá-lo crescer em um gramado, fornece um recurso realmente poderoso para cerca de 20% das espécies de abelhas no estado”, afirmou Wolfin.

flores silvestres rasteiras
Flores rasteiras silvestres que podem facilmente conviver com o gramado como tomilho rasteiro selvagem, erva-férrea e trevo-branco | Fotos: iStock

Bombus affinis

A abelha Bombus affinis é polinizadora das principais culturas alimentares da região, como frutas vermelhas, ameixas e maçãs. A preservação da espécie é vital para o ecossistema, sustentando pássaros e mamíferos.

A espécie possui um dom especial: quando pousa nas flores, vibra em uma frequência próxima a de uma nota musical, liberando pólen que outros insetos não são capazes de alcançar.

- Publicidade -
abelha da espécie Bombus affinis em uma flor
Espécie em extinção Bombus affinis, conhecida em inglês como Rusty Patched Bumblebee | Foto: Flickr / USFWS Midwest Region

Que tal deixar as flores silvestres crescerem no seu quintal também? Veja também outras formas de atrair polinizadores como abelhas e borboletas para o seu jardim.