Mais de 10 mil filhotes de tartaruga chegam ao mar em Bali

Ambientalistas protegeram os ovos e carregaram caixas e caixas com os filhotes até um local seguro

Foto: Sultan Anshori | REUTERS

Mais de 10 mil filhotes de tartaruga foram para o mar em Bali, no dia 7 de agosto. Conservacionistas têm trabalhado na ilha para tentar aumentar a população das espécies ameaçadas de extinção e promover a proteção ambiental.

Grupos de ambientalistas carregaram caixotes cheios de filhotes de tartaruga até a praia de Gianyar e envolveram a comunidade local e voluntários na ação de soltura das pequenas tartarugas.

Os filhotes correram para a água. “É maravilhoso ver todas estas tartarugas entrando no mar”, comemorou Jéssica Liebrman, uma das voluntárias.

As tartarugas oliva estão entre as mais abundantes do oceano, mas ainda são consideradas uma espécie em perigo pois fazem a sua desova em locais muito específicos.

Um animal adulto pesa entre 34 e 50 quilos e pode chegar a 70 centímetros. O conservacionista Flavianus Erwin explica que os ovos estão aparecendo em menos locais, então o trabalho para proteger estas áreas precisou ser intensificado.

“Conseguimos coletar e salvar estes filhotes. Espero que encontremos mais ovos e possamos ver eles eclodirem, para que mais e mais tartaruguinhas cheguem ao mar novamente””, conta Flavianus.

No mês passado, 25 tartarugas verdes gigantes foram devolvidas ao mar em Bali, depois de uma operação de combate à caça ilegal.

A população de tartarugas marinhas tem diminuído ano a ano pela caça, perda de áreas de desova e pela presença de redes e petrechos de pesca.

O chefe do Centro de Conservação e Recursos Naturais de Bali, Agus Budi Santoso, recomendou a criação de uma área verde de proteção às tartarugas em algumas praias da ilha para que elas possam desovar longe de turistas e construções.

A baby turtle is seen as it is being released at a beach in Gianyar, Bali, Indonesia, August 7, 2020. REUTERS/Sultan Anshori