- Publicidade -

Estudo afirma que aves são capazes de escolher o canto de acordo com o habitat

O Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha é responsável por um estudo que mostra que os pássaros podem adaptar seu próprio canto de acordo com o ambiente em que estiverem.

O Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha é responsável por um estudo que mostra que os pássaros podem adaptar seu próprio canto de acordo com o ambiente em que estiverem. A pesquisa analisou 28 populações de 21 diferentes espécies das cidades de Curitiba, Brasília e Manaus, além da Cidade do México.

- Publicidade -

De acordo com a pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (30), as aves podem escolher o melhor canto para ser ouvido e transmitido e que não se deteriora no ambiente. Esta característica permite que ele se adapte ao ambiente urbano.

Devido a pesquisas anteriores, já se sabia que ocorria a mudança de canto nos centros urbanos, que o som ficava mais agudo para que fossem mais percebidos em meio ao ruído das cidades. Porém, este estudo detectou que é mais fácil para pássaros que “precisam aprender” com outros exemplares a canção de sua espécie do que para os que são “geneticamente programados” a realizar determinado tipo de música.

Este segundo caso ocorre com as aves gritadoras, que podem ser mais vulneráveis à poluição sonora e menos capazes de colonizar em novos habitats. A diferença entre estes dois grupos de aves determina o planejamento da conservação biológica, pois através dele é que se tem informações sobre desigualdades existentes entre espécies e seu grau de resistência às condições urbanas.

O responsável pelo estudo é Diego Gil, um especialista em ornitologia, ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves. Os resultados da pesquisa foram publicados no periódico científico “Journal of Evolutionary Biology”. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo